Sindguardas/RN tem reuniões em São José de Mipibú

A diretoria do Sindguardas/RN esteve novamente em São José de Mipibú, nesta terça-feira, 23, para tratar sobre a nomeação dos concursados. O presidente do sindicato, Souza Júnior, reuniu-se com a procuradora do município, Renata Colombieri, e também com a presidente da Câmara Municipal, Carla Simone.

“Na reunião com a procuradora, ela nos alegou que havia uma discussão junto ao Ministério Público para homologação do concurso, o que foi feito após um posicionamento do órgão ministerial. Também nos foi informado que a Prefeitura fará o curso de formação, ainda neste primeiro semestre, para 10 concursados”, comenta Souza Júnior.

De acordo com ele, no segundo semestre, serão feitas as nomeações, e a procuradora Renata afirmou que a Prefeitura vai trabalhar para a ampliação dessas vagas para o ano de 2022.

O Sindguardas/RN pediu que a Prefeitura faça o curso de formação para pelo menos 20 novos guardas municipais, de forma que se tenha uma margem, caso no dia da posse haja problema para nomeação de algum concursado ou até mesmo desistências, como já aconteceu em outras cidades.

“Pedimos também que, ainda este ano, sejam nomeados mais do que os dez previstos, pois reforçamos a inviabilidade de se exercer a atividade de segurança pública na cidade com apenas dez profissionais. Destacamos que para melhorar a atividade policial, é preciso ter um efetivo estruturado, com cerca de 40 a 50 guardas municipais”, completa.

A procuradora do município ficou de discutir o assunto com o prefeito e, agora, o sindicato espera que, nas próximas semanas, possa ter reunião com o próprio chefe do Executivo para tratar desse assunto e ainda sobre projetos de estruturação para a Guarda Municipal. O Sindguardas/RN também protocolou novamente um ofício solicitando de maneira oficial essa reunião com o prefeito.

[pdf-embedder url=”http://sindguardasrn.org.br/sindguardasrn/wp-content/uploads/2021/02/OFÍCIO-N•-029-2021-SÃO-JOSÉ-DE-MIPIBÚ-.pdf” title=”OFÍCIO N• 029-2021 (SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ -“]

“Outro ponto a se destacar, é que a procuradora Renata ressaltou que há necessidade de uma lei de criação da instituição Guarda Municipal, pois o que há atualmente é a lei que cria os cargos. Então, vamos articular também para que a Prefeitura faça essa lei e envie para a Câmara Municipal logo no início de 2022, quando o prefeito fará uma reforma administrativa”.

Ainda em São José de Mipibú, o Sindguardas/RN foi à Câmara Municipal para uma reunião com a presidente da casa, vereadora Carla Simone. “Pedimos que ela articule junto ao prefeito para que o curso de formação seja feito para pelo menos 20 e que, no segundo momento, seja ampliado o número de nomeações”.