Sindguardas/RN emite nota sobre decreto da Prefeitura de Natal

A diretoria do Sindguardas/RN se reuniu com a assessoria jurídica, na noite desta quinta-feira, 4, e traçou algumas ações para os Guardas Municipais sobre o decreto da Prefeitura de Natal, publicado na terça-feira, 2, referente ao retorno das atividades presenciais dos servidores da administração pública.

O Sindguardas/RN ressalta que, desde o início da pandemia, vem atuando no sentido de preservar a saúde dos guardas municipais e amenizar ao máximo os riscos de contágio pelo coronavírus.

Com isso, o sindicato esclarece que tomou conhecimento do decreto 12.164/21, que estabelece o retorno das atividades presenciais, inclusive, dos servidores que têm comorbidades, e, apesar de não concordar, vem trabalhando desde então para garantir os direitos dos servidores.

“Vamos solicitar que a Prefeitura faça um levantamento, juntamente com o sindicato, da situação de cada um dos 18 guardas municipais de Natal que estão afastados por comorbidades, para que tome decisão sobre retorno aos trabalhos levando em conta cada caso específico, de acordo com as necessidades de saúde individuais”, comenta Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN.

De acordo com ele, o sindicato vai cobrar da Prefeitura que leve em consideração a situação de saúde dos guardas municipais e, no caso dos que vão regressar, que eles possam ter um ambiente de trabalho com risco de contágio reduzido ao máximo possível.

Outra providência será pedir celeridade na vacinação para os guardas municipais, que estão previstos para a quarta fase, bem como vacinação imediata para os que têm comorbidades.

Ainda nesta sexta-feira, o Sindguardas/RN também vai se reunir com a secretária municipal de Segurança Pública. “A secretária vai se reunir com o prefeito e logo após sentará conosco para tratarmos desse assunto e fazermos os ajustes necessários para garantir a vida dos guardas municipais”, completa Souza Júnior.