Sindguardas/RN e concursados buscam diálogo com Prefeitura de Lagoa Salgada

O Sindguardas/RN e um grupo de concursados da Guarda Municipal estiveram em Lagoa Salgada, na manhã desta quarta-feira, 3, buscando um diálogo com a Prefeitura da cidade sobre as nomeações e sobre a pauta de reivindicações.

Inicialmente, o sindicato tinha reunião agendada com a vereadora Ana Catarina, presidente da Câmara Municipal. No entanto, ela alegou que não poderia receber a categoria pois estava indo à Natal para reunião no Tribunal de Contas.

“Diante disso, nos dirigimos à Prefeitura e, durante o deslocamento, avistamos o prefeito em um posto de combustíveis. Ele também afirmou que estava indo para Natal e não poderia nos receber naquele momento, mas pediu que fôssemos conversar com o procurador do município”, explica Souza Júnior.

O Sindguardas/RN foi recebido pelo procurador e expôs toda a necessidade da construção da negociação da pauta de reivindicações que foi protocolada na semana passada. “Reforçamos a importância da Guarda Municipal e de iniciarmos o diálogo para que possamos avançar com as demandas nessa nova gestão municipal”, afirma.

De acordo com Souza Júnior, um dos pontos da pauta é justamente as nomeações e o sindicato pediu que a Prefeitura crie um cronograma. O procurador alegou que até o momento a Funcern não entregou o resultado final do concurso, o que era pra ter acontecido no dia 8 de janeiro e, por isso, o certame ainda não foi homologado.

“Como o prazo final para homologação, estabelecido pelo edital, é dia 8 de fevereiro, cobramos um posicionamento nesse sentido”, completa Souza Júnior. O procurador, por sua vez, informou que vai acionar o Ministério Público e a própria Fucern para cobrar a apresentação do resultado final.

Também ficou acertada uma reunião entre o Sindguardas/RN e o prefeito para o dia 15 de março. “Na ocasião, a Prefeitura deverá nos apresentar respostas mais efetivas sobre nossa pauta de reivindicações, principalmente, sobre as nomeações e ampliação do número de vagas”, finaliza.

Após a reunião com o procurador, o sindicato e os concursados se reuniram e estabeleceram novos encaminhamentos, inclusive, com a possibilidade de realização de um ato público, caso a Prefeitura não receba a categoria na data prevista.

Dentre os encaminhamentos, também ficou acertado que o Sindguardas/RN vai protocolar ofício junto ao Ministério Público, solicitando uma audiência para tratar sobre o concurso. Inclusive, o sindicato solicitará que o MPRN encaminhe um pedido formal para que a Prefeitura homologue o concurso dentro do prazo.