Sindguardas/RN tem reunião com vereadores de São José de Mipibú sobre concursados

Dando sequência à luta pela nomeação de concursados em São José de Mipibú, o Sindguardas/RN se reuniu com vereadores, na manhã desta quinta-feira, 21. A diretoria do sindicato foi ao encontro da presidente da Câmara Municipal, Carla Simone, mas a reunião também contou com a presença de outros oito vereadores, fortalecendo ainda mais as discussões.

De acordo com Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN, a luta é para que haja a nomeação dos concursados e a ampliação do número de vagas, haja vista que o concurso atual estabeleceu apenas 10 vagas.

“Mostramos aos vereadores que é inviável realizar uma atividade de Segurança Pública, em uma cidade de aproximadamente 50 mil habitantes, com apenas 10 guardas municipais. Então, pedimos a mediação da Câmara junto ao prefeito para que ele agilize a homologação do concurso e envie projeto para a ampliação do efetivo”, comenta.

O presidente do Sindguardas/RN afirma que os vereadores se sensibilizaram com a pauta e se comprometeram em atuar na intermediação. “Esperamos que a Prefeitura convoque os 29 habilitados do concurso, promovendo curso de formação e as nomeações o quanto antes”, ressalta Souza Júnior.

O sindicato também pediu aos vereadores que promovam uma Audiência Pública para discutir a segurança de São José de Mipibú, haja vista que a cidade tem, atualmente, um dos maiores índices de violência do RN.

“Reforçamos que uma Guarda Municipal fortalecida influencia diretamente em outros setores sociais, inclusive, na economia, pois uma cidade mais segura tem um comércio mais forte e movimentado e uma estrutura turística mais atrativa, por exemplo. Também nos colocamos à disposição para buscarmos recursos, através de emendas parlamentares, e apresentarmos projetos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, observando, claro, a importância de valorização profissional, através de Plano de Carreira, de estrutura e condições de trabalho e implantação de conselho, fundo e plano municipais de segurança”, completa.

Além disso, Souza Júnior frisou que os municípios também têm responsabilidade com a segurança pública, e não apenas os estados e o governo federal, como muitos pensam. “As prefeituras podem e devem atuar para melhorar a segurança, com investimentos no policiamento municipal, tendo como principal ferramenta a Guarda Municipal”.

Também durante a reunião, foi formada uma comissão de vereadores, juntamente com os concursados e o sindicato, para buscar o prefeito e iniciar as tratativas.

Por fim, o presidente do Sindguardas/RN agradeceu e parabenizou a presidente da Câmara e os demais vereadores de São José de Mipibú por entenderem as demandas e se disponibilizarem a promover um amplo debate sobre a segurança pública do município.