Sindguardas/RN realiza reunião com guardas municipais de Parnamirim

O Sindguardas/RN reuniu guardas municipais de Parnamirim por videoconferência, na noite desta terça-feira, 3. O objetivo foi colocar em pauta a atual situação de trabalho da categoria.

De acordo com Souza Júnior, presidente do sindicato, a pauta discutida foi baseada em quatro pontos, sendo o primeiro referente ao fornecimento de coletes balísticos. O segundo tópico abordado foi em relação ao curso de capacitação para o porte de arma de fogo. Já o terceiro item da pauta é referente ao ponto eletrônico, e o quarto diz respeito aos descontos do INSS.

O presidente do Sindguardas/RN explica que a categoria reclamou que o município de Parnamirim não tem fornecido colete para todos. “Vamos fazer ofício cobrando providências da Prefeitura e saber se já há licitação no sentido de adquirir esse equipamento, bem como vamos cobrar que a Prefeitura se abstenha de enviar guardas municipais para rua sem colete balístico, que é ferramenta fundamental de proteção”.

Souza Júnior informa que o sindicato também vai encaminhar ofício pedindo que a Prefeitura realize o mais breve possível o curso de capacitação para o porte de arma de fogo, outra necessidade urgente para melhorar as condições de trabalho dos guardas.

Sobre o terceiro item da pauta, os guardas reclamam que atualmente não há um ponto eletrônico dentro da sede da Guarda Municipal e sim espalhados em outros órgãos, o que gera um certo grau de desorganização na logística profissional. Por isso, o Sindguardas/RN também fará ofício solicitando que esse problema seja corrigido para que os guardas possam melhorar e agilizar a rotina de trabalho.

Já sobre os descontos de INSS, ficou decidido que os guardas que são filiados ao sindicato vão buscar a diretoria jurídica para que, individualmente, façam requerimento solicitando que sejam retirados os descontos de todos os elementos de remuneração, haja vista que a legislação determina que o desconto seja feito apenas em cima do salário-base. “Não havendo resposta a esse requerimento, vamos entrar com ações judiciais individuais”, afirma Souza Júnior.

Durante a reunião por videoconferência, o presidente do sindicato fez ainda um balanço da atuação sindical desde que o Sindguardas/RN assumiu as demandas dos guardas de Parnamirim, em junho deste ano.

“Temos um histórico de atuação nas esferas administrativas, políticas e jurídicas, gerando resultados positivos para a categoria, mas, claro, contando com a participação fundamental de cada um dos guardas que acreditam no trabalho do sindicato e sabem da força da nossa entidade. Por isso, a importância de ser filiado para que o sindicato possa cada vez mais melhor representar o servidor”, finaliza.