Luta do Sindguardas/RN garante reforço do efetivo da Guarda Municipal de Parnamirim

Na semana passada, no dia 23 de outubro, a Prefeitura de Parnamirim publicou a nomeação de 16 novos guardas municipais. A conquista foi fruto de uma grande luta do sindicato, juntamente com a categoria.

Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN ressalta que, ainda no início do mês, no dia 5 de outubro, houve uma reunião com a vereadora Kátia Pires e com o secretário municipal de Segurança, Coronel Marcondes, tendo como pauta a nomeação dos 16 guardas que já tinham concluído curso de formação, assim como a realização de novo curso de formação para outros 66 concursados.

Desse encontro, ficou o compromisso de a Prefeitura nomear os 16 ainda na primeira quinzena de outubro e já iniciar o processo administrativo para licitação do novo curso.

No dia 13 de outubro, porém, diante da não concretização do que havia sido acordado, o Sindguardas/RN promoveu reunião por videoconferência com os concursados, ocasião na qual ficou definido que seria realizado um ato público para cobrar os pontos da pauta de reivindicações.

O ato aconteceu em frente à Câmara Municipal de Parnamirim, no dia 19 de outubro. “Fomos buscar junto à vereadora Kátia Pires o compromisso acordado na reunião do dia 5, bem como apoio dos demais vereadores de oposição e da situação. Nesse dia, tivemos ajuda da vereadora Vandilma, que foi conosco até a Prefeitura de Parnamirim. Ela conseguiu falar com o prefeito Taveira, que afirmou que determinaria que as nomeações fossem feitas o mais breve possível, no entanto, pediu que nós conversássemos com o procurador do município para averiguar se haveria alguma implicação jurídica em decorrência da legislação eleitoral”, explica.

De acordo com Souza Júnior, após esse ato, foi marcada reunião para o dia 21 com o procurador geral do município, Fábio Daniel de Souza , tendo sido realizada na sede da Prefeitura. O procurador se comprometeu em dar celeridade à nomeação, bem como informou que não haveria problema abrir processo administrativo para o curso de formação dos demais 66.

Diante disso, partimos para cobrança junto ao prefeito Taveira, haja vista que o entendimento jurídico foi que não haveria problemas agilizar as duas pautas. Já no dia 23 de outubro, foi publicado no Diário Oficial de Parnamirim a nomeação dos 16 guardas que já estavam prontos.

“Alcançamos uma grande vitória para a categoria, com o atendimento de um dos pontos da pauta. Com esforço do sindicato, dos guardas, dos concursados e também registrando aqui o apoio fundamental da vereadora Vandilma, tivemos essa conquista, que reforça a importância da união e da luta de classe para avançarmos nas melhorias em prol dos servidores e da própria sociedade”, destaca Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN completa informando que, na última segunda-feira, 26, o Sindguardas/RN voltou a se reunir com o secretário municipal de Segurança de Parnamirim, Coronel Marcondes, e também com a vereadora Vandilma, desta vez, com pauta voltada exclusivamente para a abertura do processo de licitação do novo curso. Ficou acordado que até o final desta semana o processo administrativo estará instaurado.