Sindguardas/RN finaliza construção do plano de carreira dos guardas municipais de São Gonçalo do Amarante

O mês de outubro marcou a conclusão do trabalho do Sindguardas/RN para elaborar e aprovar junto à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante o texto do plano de carreira dos guardas municipais. A proposta inicial tinha sido protocolada ainda no início deste ano e, nos últimos meses, foi objeto de negociações.

Souza Júnior, presidente do sindicato, lembra que várias reuniões foram realizadas em setembro e neste mês de outubro. “No dia 11 de setembro, o Sindguardas/RN fez reunião com a comissão do plano de carreira dos guardas municipais de São Gonçalo do Amarante, por videoconferência, tendo como pauta a construção das negociações. O grupo voltou a se reunir no dia 14 e novamente no dia 15, sempre objetivando avançar na busca pelo pleito, conforme tratativas com a Prefeitura”, lembra.

Essa comissão é composta pelo próprio Souza Júnior, bem como pela assessoria jurídica do sindicato e pelos guardas municipais Soares, Ulisses, Gondim, De Pontes e Pessoa.

Já no dia 16 de setembro, o grupo teve reunião em São Gonçalo do Amarante, com equipe da Prefeitura, entre eles o secretário municipal de Segurança, João Eider, e José Tibúrcio, controlador adjunto. Nesse encontro, alguns pontos do projeto foram acordados e fechados.

“No dia 21 de setembro, a comissão dos guardas voltou a se reunir conosco e com a assessoria jurídica para discutirmos tópicos que ainda precisavam ser ajustados, como os pontos em que poderíamos ceder e os que não poderíamos abrir mão, para então levarmos aos representantes do executivo municipal no próximo encontro”, comenta Souza Júnior.

Essa próxima reunião citada por ele aconteceu no dia 24 de setembro, na sede da Secretaria de Segurança de São Gonçalo do Amarante, ocasião na qual a maioria do texto foi fechada em consenso, avançando as negociações para a reta final. A Comissão Mista (guardas, sindicato e membros da Prefeitura) se encontrou então no dia 1° de outubro, novamente na sede da Secretaria de Segurança, e fechou todo o texto do plano de carreira.

Com o texto pronto de forma consensual, o Sindguardas/RN solicitou uma reunião com o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho (PROS). Na semana passada, mais precisamente no dia 20 de outubro, a reunião aconteceu na Secretaria de Infraestrutura do município. “O prefeito assumiu compromisso de que essa proposta será enviada para a Câmara Municipal logo na primeira semana da abertura dos trabalhos legislativos em 2021, caso ele seja reeleito”, comenta Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN informa ainda que o sindicato sentou com o candidato a prefeito Poti Neto (PSB), no mesmo dia 20, com objetivo de também ouvir dele se assumiria compromisso com os guardas municipais. O candidato igualmente se comprometeu a enviar o projeto na primeira semana dos trabalhos da Câmara Municipal, em caso de ser eleito prefeito.

“A construção desse plano de carreira foi árdua, mas com esforço e união da categoria conseguimos avançar ao ponto de finalizar todo o texto e de termos compromisso assumido dos candidatos para envio à Câmara Municipal. Vamos continuar cobrando para que o projeto vire realidade no próximo ano, independente de quem seja vitorioso, pois valorizar os guardas municipais é uma política de valorização da Segurança Pública da cidade”, ressalta Souza Júnior.