Guardas municipais de Natal conquistam Plano de Carreira: Uma vitória histórica.

A conquista do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Natal é fruto de uma longa caminhada. São quase trinta anos lutando pela garantia de direitos fundamentais que são sinônimos de respeito e dignidade.

Esse reconhecimento do trabalho exercido na segurança pública da cidade começa a virar realidade a partir da assinatura do prefeito Álvaro Dias, que, durante evento ocorrido nesta segunda-feira (16/03) no ginásio Nélio Dias, autorizou o envio do referido projeto para votação na Câmara Municipal.

Na avaliação do presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, “a prefeitura cumpriu com todos os compromissos que essa gestão assumiu desde 2018 com a categoria, a gente agradece por esse reconhecimento da atividade policial que o guarda municipal exerce na segurança pública do município”. Para ele, a prefeitura entendeu que segurança pública é prioridade. “Isso culminou na vitória histórica que é a conquista do Plano de Carreira”.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Natal, Alberfran Grilo, “este é um dia histórico e mostra a seriedade do prefeito com a categoria e o compromisso com a segurança pública municipal, são vinte e oito anos de luta por esse Plano de Carreira, me sinto honrado de ser comandante da guarda nesse momento tão importante, está de parabéns a Guarda Municipal de Natal, o Sindguardas, parceiro nosso, e o prefeito porque hoje faz jus ao que a categoria faz nas ruas de Natal”.

A GM Adeilze dos Santos afirma que “esse momento em que o prefeito assina o envio do nosso Plano de Carreira é um ato extremamente importante para uma categoria que vem sonhando com isso numa luta constante, e hoje conseguimos alcançar essa conquista, um marco para a Guarda Municipal porque hoje somos uma categoria que realmente tem carreira, verdadeiramente, somos uma instituição de segurança pública valorizada pela gestão”. Ela lembra que a mulher tem conquistado seu espaço na sociedade, “então, lutar por isso dentro da guarda, que é uma instituição extremamente masculina, e fazer parte dessa categoria e dessa história pra mim é honroso”.

Na opinião do GM Paulo Bandeira “avaliar essa luta de 29 anos e chegar a essa conquista no dia de hoje com o comprometimento de ser enviado à Câmara é rever praticamente a minha vida e a vida de todos os meus companheiros, foram muitos altos e baixos, foram muitas vitórias e muitas perdas, mas hoje podemos dizer como a categoria se unificou em torno de um único ideal, querendo ter o seu Plano de Cargos e sua vida profissional realizada e respeitada, chegar hoje e ver o prefeito assinando o Plano que será enviado para votação na Câmara é o ponto mais alto da luta sindical que a Guarda Municipal já teve”.

Para José Richelly “resta a felicidade de ter participado dessa conquista, desse projeto que foi conduzido com muita responsabilidade e só foi possível chegar aonde nós chegamos porque a base deu toda a força necessária para isso”.

A secretária Sheila Freitas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, comenta que “havia um apelo da categoria junto com o sindicato e o reconhecimento do prefeito, então, se casou todos esses pontos positivos e a mesa de negociação foi muito importante, isso contribuiu para a construção desse Plano de Carreira, que traz o reconhecimento do guarda há vinte e oito anos”.

O Plano de Carreira da Guarda Municipal de Natal segue para apreciação e votação na Câmara Municipal com a tarefa de ser um instrumento capaz de promover a devida valorização funcional e salarial da categoria.