Sindguardas/RN reforça a luta pela aposentadoria policial

Na tarde desta quinta-feira (18/7) guardas municipais de Natal participaram de mais uma assembleia no auditório do Sinpol/RN.

Inicialmente o presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, fez uma avaliação sobre a luta da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais do Brasil (Fenaguardas) junto ao Congresso Nacional, em Brasília, pela inclusão da aposentadoria policial para as Guardas Municipais na reforma da Previdência. A preocupação com essa questão provocou um breve debate sobre a necessidade de fortalecer a mobilização para garantir a aposentadoria policial, entre outros direitos fundamentais que estão ameaçados pela reforma da Previdência.

Em nível local, a direção do sindicato e os representantes da base Paulo Bandeira e Luciano Martins avaliaram a audiência ocorrida em 27 de junho no gabinete civil, que tratou sobre o Plano de Carreira dos guardas municipais de Natal.

Ainda na fase de informes a representante da MasterClin, Iziz Brandino, esclareceu dúvidas a respeito do convênio realizado junto ao sindicato.

Durante a assembleia a direção do sindicato apresentou a proposta de substituir o terceiro item da pauta, que tratava sobre a contribuição extraordinária para conclusão do estande de tiro da Guarda Municipal, com o objetivo de repassar a referida contribuição para ajudar na mobilização nacional em defesa da aposentadoria policial. Após avaliar várias propostas a maioria aprovou a alteração da pauta e a contribuição extraordinária de 2%, através da folha de pagamento, que será destinada à luta pela aposentadoria policial para os guardas municipais de todo o Brasil.

Em relação à escolha dos membros para o Núcleo de Planejamento Estratégico da Guarda Municipal de Natal, Ivanaldo Rodrigues da Cunha (foto) foi eleito para a vaga de CGA com mandato de dois anos. Os demais representantes da categoria serão eleitos entre seus pares ou numa próxima assembleia. Lembrando que o núcleo está previsto na lei complementar 104/2008, que tem entre outras tarefas aprovar e encaminhar ações efetivas de planejamento e operacionalização da Guarda Municipal.