Sindguardas/RN repudia desrespeito contra a Guarda Municipal

O SINDGUARDAS/RN vem a público manifestar o seu repúdio às declarações do professor Fábio Silva, da empresa “Sou Concurseiro e vou passar”, da cidade de Manaus (AM).

Durante a aula de um curso preparatório, o professor Fábio Silva, que também é delegado da Polícia Civil do Estado do Amazonas, expôs todo o seu despreparo profissional ao ferir valores como a ética, quando agrediu verbalmente a Guarda Municipal –  “…Guarda Municipal e merda é a mesma coisa…”. Uma atitude que expressa o falta de respeito contra uma categoria que faz da sua profissão um ato de cuidado com o próximo.

O rancoroso professor-delegado ignora preceitos fundamentais da Constituição Federal ao tratar com menosprezo um órgão parceiro do Sistema Único de Segurança Pública. Vale lembrar que a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 144, parágrafo 8º, estabelece que “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”

Diferentemente do senhor Fábio Silva, a Guarda Municipal tem demonstrado ao longo da carreira a qualificação profissional que falta ao professor e delegado. Durante o exercício da profissão que abraça a segurança pública como causa principal, guardas municipais de todo o Brasil desempenham suas tarefas com zelo e muita honra. Isso sim é uma lição que dever servir de exemplo e de respeito ao próximo.