Guardas municipais se reúnem com vereadores de Upanema para encaminhar pauta da categoria

Assessoria de comunicação // Fotos: Arquivo Sindguardas/RN

Em Upanema a diretoria do Sindguardas/RN se reuniu com a categoria no dia 17 de agosto, na Câmara Municipal, juntamente com uma comissão de vereadores.

Na pauta, a criação do Conselho de Segurança Pública, importante fórum de debate que deverá reunir representantes da sociedade civil organizada, das entidades representativas e do poder executivo. O objetivo é encaminhar questões relacionadas ao setor e elaborar um Plano de Segurança com políticas que levem em conta os interesses da população e dos trabalhadores.

Na ocasião, a reunião entre categoria e vereadores já apontou questões indispensáveis, como o fundo municipal de segurança, entre tantas formas de possibilitar recursos financeiros para potencializar as políticas propostas e valorização profissional.

Para isso, o recém-criado Sistema Único de Segurança Pública (Susp) tem como objetivo principal a integração dos órgãos de segurança pública, como as polícias federal e estaduais, as secretarias de segurança e as guardas municipais. Um importante aliado no processo de combate à criminalidade, segurança jurídica para as guardas municipais e, antes de tudo, um facilitador na busca de soluções e aquisição de equipamentos necessários ao exercício da profissão, como o porte de arma.

Nesse caso, a prefeitura precisa tomar as medidas cabíveis junto ao Exército e à Polícia Federal para que integrantes da Guarda Municipal de Upanema possam portar armas de fogo, considerando a natureza do trabalho desses agentes de segurança. Nessa situação, a pauta da reunião tratou ainda sobre a necessidade de serviços como ouvidoria e corregedoria no município de Upanema.

O presidente da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas), Clovis Roberto, falou da importância do Susp como suporte fundamental na elaboração dos planos de segurança em níveis federal, estaduais e municipais. Para ele, o encaminhamento de ações unificadas é um avanço que beneficia a todos e fortalece a instituição Guarda municipal.

A Fenaguardas cumpre um papel fundamental nesse processo em defesa da segurança pública de qualidade e de guardas municipais cada vez mais valorizados.

Todos os vereadores presentes, incluindo o presidente da Câmara Municipal, comprometeram-se a empenhar-se a favor de projetos de interesse da categoria e da segurança pública.

A diretoria da nossa entidade aproveitou a ocasião para visitar a sede da Guarda Municipal de Upanema e conversar sobre as condições de trabalho na instituição.

O Sindguardas/RN está sempre atento e vai continuar encaminhando todas as formas de luta para garantir os direitos e as conquistas da categoria. Junte-se a nós e ajude a fortalecer o seu sindicato.