Candidatos ao governo debatem sobre segurança pública

Foto: arquivo Sindguardas/RN

A escalada da violência está presente em todos os estados brasileiros e registra índices alarmantes no Rio Grande do Norte.

Para discutir essa questão o Fórum Estadual de Segurança Pública do RN (Foseg) realizou um debate nesta quarta-feira, 22 de agosto, no auditório do Sinpol/RN para que os candidatos ao governo apresentassem suas propostas para o setor de segurança.

Segundo o presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, o debate é de extrema importância, porém é necessário que os candidatos tenham responsabilidade e pautem seus discursos com fatos verdadeiros. Ele cita como exemplo o discurso falso do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, sobre a Guarda Municipal. “Não houve nenhum prefeito de Natal que apoiou tanto a Guarda Municipal como Carlos Eduardo. Agora vamos fazer mais pelo RN”, disse Carlos Eduardo na tentativa de fazer o eleitor acreditar em algo que não é verdade.

De acordo com Souza, o discurso do ex-prefeito sobre a guarda está fora da realidade da categoria. “A valorização do guarda passa pela criação de um Plano de Cargos Carreiras e Remuneração. Além disso, ao longo dos 12 anos de mandato, o ex-prefeito nunca realizou concurso público. De acordo com a lei federal 13.022 existe um déficit no município de quase mil guardas”, concluiu.

Durante o debate os candidatos foram questionados sobre políticas de segurança pública e apresentaram suas propostas para os principais interessados na questão que é a classe trabalhadora.