Foseg defende atendimento operacional padrão em morte de agentes de segurança

Por assessoria de comunicação | Foto: Arquivo/Foseg

Durante reunião ocorrida no auditório do Sinpol (18/7) o Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Foseg-RN) – entidade que reúne as instituições de segurança pública que atuam no estado – reafirmou a necessidade do governo Robinson Faria adotar procedimento operacional padrão para atender os servidores de segurança vítima da violência.

Somente este ano 16 PMs e dois policiais civis foram assassinados no RN. Segundo o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do RN, Dalchen Viana, o atendimento padrão é dividido em quatro momentos: local de crime, cerco policial, período de elucidação e apoio à família. “As etapas para esses procedimentos ainda serão detalhadas, em uma minuta que estamos preparando e que será apresentada à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed)”, explicou.

Uma das propostas que será apresentada ao governo é o controle do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) pelo comando do Policiamento da Região Metropolitana quando ocorrer atentado contra um agente de segurança.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, informa que o Foseg enviou ofício à Sesed solicitando a inclusão dos guardas municipais e agentes de trânsito na portaria já publicada pela Secretaria. O objetivo é reconhecer esses profissionais como agentes de segurança pública. Dessa forma, possíveis crimes contra esses agentes também serão investigados pela comissão especial de delegados criada recentemente.