SINDGUARDAS/RN participa de audiência pública na Assembleia Legislativa

Por assessoria de comunicação // Foto: Arquivo Sindguardas/RN

A diretoria do SINDGUARDAS/RN participou de uma audiência pública na assembleia legislativa do Rio Grande do Norte (22/5) com o objetivo de discutir políticas de combate ao assassinato de policiais.

Na ocasião o presidente do nosso sindicato, Souza Júnior, afirmou que a situação de insegurança que ronda o RN somente terá solução com investimentos nas diversas políticas públicas. “A transformação da sociedade ao longo do tempo se dá pelo investimento pesado em educação, saúde, segurança, e não em medidas pontuais“, declarou Souza.

Ele aponta que é preciso efetivar as mudanças no sistema de segurança pública, que passam pela desmilitarização da polícia, pela carreira única em cada órgão policial e pelo ciclo completo de polícia em cada um desses órgãos. Nesse contexto de transformação a Guarda Municipal vem contribuir com a segurança da população.

Os municípios tem responsabilidades com a segurança pública através das suas Guardas Municipais, efetivando o policiamento ostensivo e preventivo com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade.

O Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (FOSEG/RN) tem apresentado sugestões ao governo do estado com o objetivo de mudar o atual cenário de insegurança, especificamente no que diz respeito ao risco de vida do pelos operadores da segurança pública diante do crescente índice de violência. Entre as sugestões está a criação de um núcleo para investigar crimes contra policiais. “Aguardamos que o governador cumpra o compromisso firmado com as entidades do Fórum”, lembrou Sousa.