Luta do SINDGUARDAS/RN avança mesa de negociação em Macau

Por assessoria de comunicação

Na quarta-feira, 24 de janeiro, os diretores do nosso sindicato, Souza Júnior e João Napoleão, retornaram à cidade de Macau onde cumpriram mais uma agenda de luta.

Arquivo Sindguardas

Pela manhã a diretoria do SINDGUARDAS/RN realizou uma nova assembleia da categoria para avaliar as propostas apresentadas pelo prefeito, referentes ao pagamento dos salários atrasados, calendário para 2018, condições de trabalho e a retomada da mesa de negociação.

Depois de avaliar as referidas propostas a categoria decidiu não aceitar o parcelamento dos salários atrasados. O calendário de pagamento para 2018 também foi rejeitado, pois não respeita o último dia útil como limite para que os devidos salários sejam pagos. Durante os encaminhamentos os guardas municipais deixaram claro que qualquer contraproposta a ser apresentada ao prefeito deve levar em conta o posicionamento do fórum dos servidores.

Sobre as condições de trabalho a categoria reafirmou uma série de reivindicações já apresentadas ao prefeito, em maio de 2017, e que foram engavetadas pelo descaso da prefeitura. São questões fundamentes e necessárias para o exercício da profissão e a qualidade do trabalho da guarda municipal – fardamento; Coletes balísticos; Viaturas; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Armas menos letais (equipamento de eletrochoque e espargidor de pimentas); Rádio de comunicação digital; Capacitação profissional; Banheiro e alojamento femininos; Sede adequada para o serviço da Guarda; Concurso público; Plano, conselho e fundo municipais de segurança pública; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração específico para os servidores da Guarda e; o ato do executivo, transformando vigias em guardas municipais.

A categoria reafirmou sua resistência em trabalhar dividindo o mesmo ambiente com a Polícia Militar, ou qualquer outra força policial, tendo em vista ser uma das intenções da Prefeitura de Macau. Aprovou, também, a ampliação da comissão junto à mesa de negociação, que além dos diretores do SINDGUARDAS/RN, contará com a participação dos guardas municipais Nilson, Dos Santos, Sales, Xavier, Josemar, Nascimento e da GM Eliete.

Arquivo Sindguardas

À tarde, a diretoria do nosso sindicato, juntamente com a comissão eleita em assemblei e a assessoria jurídica da entidade, se reuniu com o prefeito Túlio lemos. Na ocasião o prefeito prometeu atender a pauta apresentada, com exceção o concurso público, dada as dificuldades financeiras do município.

Após a audiência na prefeitura os guardas municipais voltaram a se reunir em assembleia e avaliaram as negociações com o prefeito como positiva. Em seguida foi eleita uma nova comissão formada pelos guardas Guimarães, Nascimento, Xavier, Nilson, Sales e Miguel com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e cobrar o compromisso assumido pelo prefeito Túlio Lemos. Essa mesma comissão também será responsável pela elaboração de uma proposta de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos guardas municipais de Macau.

Os companheiros Marx, Miguel, Xavier e a companheira Eliete serão representantes do SINDGUARDAS/RN no fórum dos servidores municipais junto com as demais entidades.

Junte-se a nós e ajude a fortalecer a luta em defesa dos diretos e por mais conquistas.

,