Foseg apresenta plano de segurança pública ao governo do estado

Por assessoria de comunicação | Foto: Foseg/RN

Nesta quarta-feira (16/8) o Fórum de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Foseg/RN) se reuniu com a secretária-chefe do governo do RN, Tatiana Mendes Cunha, e com a delegada Sheila Freitas, secretária da Segurança Pública e da Defesa Social.

Durante a reunião no gabinete civil o Foseg apresentou a proposta de realizar um censo, uma auditoria a ser feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o propósito de acabar com os desvios de função. O Foseg ainda propôs que, logo após o resultado do censo, o governo determine o retorno imediato dos agentes cedidos. Além disso, defendeu que 2/3 do efetivo que trabalha em setores administrativos dos órgãos de segurança passem a exercer atividades operacionais.

A pauta de reivindicações também inclui a formação de um Comitê Integrado de Emergência das Forças de Segurança do RN, envolvendo o executivo, legislativo e o judiciário, além do Foseg. As propostas apresentadas ao governo foram elaboradas juntamente com a Comissão de Segurança Pública e de Política Carcerária da Ordem dos Advogados do Brasil no RN.

Na ocasião, o Sindguardas/RN informou que tem cobrado aos gestores municipais do nosso Estado políticas de Segurança Pública através das suas guardas municipais. Diante da indiferença dos gestores, propôs ao governo cobrar dos prefeitos a criação de suas guardas municipais nas cidades onde ainda não existe.

O presidente do nosso sindicato, Souza Júnior, afirmou que que tem cobrado constantemente do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, investimentos na segurança pública através da Guarda Municipal. Nas cidades do interior do estado, onde já existem Guardas Municipais, o Sindguardas/RN tem cobrado investimentos tanto em estrutura física quanto em valorização profissional com os planos de carreira da categoria.

Ele chamou a atenção do governo estadual para a importância do Foseg, “pois os que executam devem fazer parte do planejamento estratégico da segurança pública no estado”. Acrescentou ainda que as discussões e encaminhamentos que ocorrem neste fórum podem servir de contribuição para a diminuição dos índices de violência no RN.

Vale lembrar que, somente este ano, já ocorreram mais de 1.500 assassinatos no estado do RN, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do próprio estado. A secretária prometeu encaminhar ao governador Robinson Farias as reivindicações do Fórum.

→Conheça a composição do Foseg/RN

Associação dos Cabos e Soldados da PM do RN (ACSPM/RN)

Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (Asspmbm/RN)

Associação dos Bombeiros Militares do RN (ABM/RN)