Sindguardas/RN participa de mais uma reunião da Foseg

Por assessoria de imprensa | Foto: Arquivo: Sindguardas

O objetivo da reunião ocorrida nesta segunda-feira (26/6), na Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social – SESED,  foi apresentar o Fórum de Segurança Pública do RN à secretária estadual de segurança, como alternativa para a construção de um novo modelo de segurança pública para o nosso Estado.

Há dois anos este fórum vem discutindo as melhores soluções para a Segurança Pública apresentando as propostas dos trabalhadores ao governo do RN.

Queremos espaço para opinar sobre o setor. Este espaço se dará através das câmaras temáticas (Técnicas) do Planesp. Neste contexto é necessário que todos os operadores da segurança pública participem das discussões de planejamento.

Durante a reunião foram discutidas as pautas dos agentes penitenciários, policiais civis e, no caso das Guardas Municipais foram tratadas questões como o diálogo com o governo do estado no sentido de aumentar a colaboração na segurança pública criando novas guardas em cidades onde ainda não existem.

O governo do estado entende que outra forma dos municípios colaborarem e entrarem de vez na segurança pública é municipalizando o trânsito. Segundo o governo do RN o videomonitoramento é uma das formas dos municípios atuarem nesse setor. Por isso afirma estar dialogando constantemente com os prefeitos para aumentarem suas participações na segurança pública.

A Foseg/RN é composta pelas seguintes entidades:

Sindguardas/RN

Sinpol/RN (Policiais Civis)

Sinpef/RN (Policiais Federais)

Sinprf/RN (Policiais Rodoviários Federais)

Sindasp/RN (Agentes Penitenciários)

Associação dos bombeiros militares

Agentes de mobilidade

Associação de cabos e soldados do RN

,