Guardas municipais de São Miguel encaminha jornada de lutas

Por assessoria de comunicação | Fotos: Arquivo/Sindguardas-RN

No dia 18 de março de 2017 o Sindguardas/RN realizou uma Assembleia Geral extraordinária com os guardas municipais de São Miguel.

Em pauta, o recolhimento do imposto sindical, a fundação da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais, com a participação da nossa entidade, a atual situação dos guardas municipais no Estado, a nossa carta sindical e a estrutura da diretoria.

Logo após os informes a assembleia passou a discutir sobre a situação da guarda municipal de São Miguel. O piso salarial da categoria teve a lei aprovada mas ainda não foi implementada pela prefeitura, que também não reajustou os salários dos trabalhadores. Além disso, o governo municipal não está cumprindo direitos fundamentais, como fardamento, enquadramento das letras de acordo com o Plano de Cargos e Carreira da categoria, promoções, viatura, capacitação e qualificação profissional e a carteira nacional. Enfim, muita reclamação em relação ao curso de formação e as condições de condições de trabalho.

A diretoria do Sindguardas/RN aproveitou para reforçar a importância do sindicato na organização das lutas locais e gerais. Combinado a isso, a categoria discutiu também sobre a escolha de um representante local junto à nossa entidade sindical.

Entre os encaminhamentos a categoria decidiu enviar à prefeitura um ofício com a seguinte pauta de reivindicações: Estrutura de trabalho (Viatura/Uniforme); Implementação do piso salarial do Plano (Reajuste salarial); Promoções; Capacitação e qualificação profissional; Carteira funcional; Coletes balísticos; Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A assembleia aprovou ainda os nomes dos guardas municipais Nacélio Bezerra, Marcos Silva e Luiz Valentin como representantes da categoria em São Miguel junto ao Sindguardas/RN.

Os Guardas eleitos pela categoria se comprometeram em recolher a legislação referente aos guardas municipais da cidade, a exemplo do Regime único do servidor e da Lei Orgânica do município, para entregar à diretoria do nosso sindicato.

Encerrada a assembleia a diretoria do Sindguardas/RN visitou a sede da Guarda Civil Municipal local.