Nota à sociedade mossoroense

Nesta quinta quinta-feira (19/01), em mais uma reunião entre o secretário de segurança pública de Mossoró, Eliéser Girão, procuradores do município, diretoria do SINDGUARDAS/RN e categoria, permaneceu a falta de entendimento. No tom do secretário permanece o autoritarismo, falta de propostas para atender a pauta de reivindicações, além de ameaças de faltas e processos administrativos.

Permanece a intransigência por parte do secretário, que desqualifica a nossa luta e tenta dividir os guardas municipais, o que não tem alcançado sucesso. Outro ponto que queremos repudiar veementemente é o fato de o secretário Girão afirmar que foram justamente atitudes sindicais no Brasil que nos levaram ao caos social em que o país está vivendo. Mais uma demonstração do seu autoritarismo. Lamentável que em pleno século XXI e numa sociedade democrática de direito ainda exista tal pensamento. Esperamos que o secretário Girão e a prefeita Rosalba, ao invés de jogar a sociedade contra os guardas municipais, atendam as reivindicações da categoria para chegar ao fim dessa greve. Reafirmamos que, se Rosalba de fato quiser negociar retornamos ao trabalho o quanto antes, pois temos a total ciência do importante papel da Guarda Civil Municipal na Segurança Pública em Mossoró.

A nossa luta tem todo amparo legal. Lutamos pelo nosso justo direito de receber por aquilo que trabalhamos. São diárias, 13° salário, férias e salário de dezembro atrasados. Além do calendário de pagamento em dia reivindicamos a regularização do porte de arma e a imediata substituição do comando em conformidade com a Lei Federal 13.022. Pedimos a compreensão ao povo mossoroense e esperamos o quanto antes voltar a servir plenamente nosso querido povo.

Héber Monteiro
Vice-presidente do SINDGUARDAS/RN