Assembleia em Mossoró mantêm greve e demonstra indignação com nomeação de novo comandante

Por assessoria de comunicação | Foto: Arquivo/Sindguardas-RN

Uma assembleia geral reuniu os guardas municipais de Mossoró nesta quarta-feira (18/01) com o objetivo de avaliar a greve da categoria. Indignação geral com a nomeação do novo comandante da Guarda, o coronel da reserva do Exército José Ricardo Godinho.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, explica que a prefeita Rosalba promoveu um ato de ilegalidade ao nomear um comandante que não é do quadro da carreira da Guarda. Diante disso, o sindicato está encaminhando ação judicial denunciando o ato de improbidade administrativa da prefeita de Mossoró, que fere a Lei Federal nº 13.022/2014, que trata sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Na avaliação da categoria Rosalba tem sido intransigente com a pauta de reivindicações dos guardas municipais. Sem calendário de pagamento, salário de dezembro, 13º salário, férias e diárias atrasadas, a assembleia aprovou a continuidade da greve por tempo indeterminado. Souza lamenta o despreparo demonstrado pela atual prefeita. “A Lei precisa ser cumprida”, afirmou.

Para o vice-presidente do Sindguardas/RN, Heber Monteiro, o secretário de segurança pública do município, Eliéser Girão, havia garantido em reunião com a categoria que a gestão não iria nomear um comandante fora do quadro da Guarda Municipal. Ele afirma que essa é uma questão indiscutível, o comando da Guarda tem que ser um guarda de carreira.

,