Natal: Sindguardas/RN discute pauta dos GMs com a Semdes e convoca Assembleia Geral

Nessa segunda-feira, 13, o Sindguardas/RN voltou a se reunir com a Secretaria de Segurança e Defesa Social de Natal e com o Comando da GMN para discutir pontos da pauta dos guardas municipais da capital.

Um dos assuntos tratados foi sobre o decreto do Plano de Carreira, pois na última reunião, no final de agosto, o Sindguardas/RN foi informado que o prefeito havia feito três questionamentos. Diante disso, foram construídas três justificativas formais por parte da Semdes e enviadas para a Secretaria Municipal de Governo, para análise do prefeito.

“Após essa avaliação do prefeito, o decreto poderá ser publicado a qualquer momento e esperamos que, de fato, isso aconteça o mais breve possível, pois foi esse o compromisso assumido pela Prefeitura com a categoria”, comenta Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN informa que mais uma vez também foi colocado em pauta o Adicional pela Condução de Veículo Automotivo (ACVA). A titular da Semdes afirmou que tratou sobre esse tópico na reunião que teve com o chefe do Executivo e ficou acertado que a nova portaria também será publicada em breve.

Já em relação ao decreto das Diárias Operacionais, a diretoria do Sindguardas/RN foi pega de surpresa com a informação de que o andamento do processo retrocedeu. Anteriormente, havia um entendimento sobre o assunto e o decreto estava preste a ser publicado.

No entanto, a Prefeitura agora alega que não houve um consenso entre as três secretarias (Saúde, Educação e Meio Ambiente) que pagam as DOs aos guardas municipais através de convênios, pois a Secretaria de Educação não teria concordado com o valor do reajuste.

Dessa forma, o gabinete do prefeito resolveu remeter o processo à Secretaria de Administração para análise e parecer. “Infelizmente, a gente entende esse movimento como uma forma de protelar a aplicação desse reajuste, pois tínhamos compromisso acordado de que o decreto seria publicado e, até então, não havia nenhuma informação de questionamento de ordem financeira”, explica.

Diante dessa nova informação, o Sindguardas/RN está convocando uma Assembleia Geral da categoria para discutir sobre esse assunto e traçar ações. O encontro será na quinta-feira da próxima semana, dia 23, às 9h, no auditório do SINPOL-RN.

Ainda na reunião com a Semdes, a diretoria do Sindguardas/RN tratou sobre a necessidade de realização de concurso público para a Guarda Municipal de Natal, haja vista que, atualmente, o déficit é de mais de 300 GMs. A partir de agora, essa será uma pauta constante a ser discutida junto à Prefeitura.

O Sindguardas/RN também cobrou melhores condições de trabalho, citando, por exemplo, a necessidade de aquisição de equipamentos específicos para os profissionais do Grupo de Ação Ambiental da GMN.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *