DIREITOS E RESPEITO: Sindguardas/RN realiza reunião com mulheres da Guarda Municipal de Natal

Diante dos frequentes casos de assédios registrados na Guarda Municipal de Natal, o Sindguardas/RN vem realizando ações e cobranças para a solução dessa problemática. Nesta terça-feira, 13, mais um passo foi dado, com a realização de uma reunião para as servidoras da GMN, na sede do sindicato.

A diretoria do Sindguardas/RN sentou com as servidoras da Guarda Municipal de Natal para discutir direitos e respeito às mulheres no ambiente de trabalho. Na ocasião, foram feitos vários relatos sobre situações registradas nos últimos tempos. Essa situação já foi tratada com a Semdes e com o Comando da GMN, na semana passada.

Agora, o sindicato busca seguir trabalhando para combater os assédios. Um dos encaminhamentos da reunião desta terça é que o Sindguardas/RN fará acompanhamento dos processos administrativos e judiciais que por ventura já tinham sido abertos. Além disso, a direção incentiva que as mulheres vítimas façam denúncias, seja na esfera administrativa ou também na Justiça, caso necessário.

Outra ação será buscar reunião com o prefeito de Natal, através de articulações com atores políticos próximos ao chefe do Executivo, no sentido de discurtir solução para sanar essa problemática que persiste há vários anos.

Será feito ainda um abaixo-assinado, com um texto que busque o comprometimento com o respeito à mulher no ambiente da Guarda Municipal de Natal. Também serão realizadas reuniões para criação de comissão de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho.

A reunião desta terça contou com a presença da secretária-geral da CUT, Eliane Bandeira, e da ex-secretária do Município, Joana Guerra, que reforçaram apoio a essa luta.

“Esse foi o primeiro momento de conversas e construções. O Sindguardas/RN também pretende convidar o coletivo de mulheres na esfera da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, visando discutir políticas de combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho das categorias.