Sindguardas/RN discute projetos para ampliação da atuação e fortalecimento das Guardas Municipais

Na tarde desta quarta-feira, 17, a direção do Sindguardas/RN teve uma reunião com GMs de Parnamirim e com integrantes da Astec/GMN. O objetivo foi discutir prospecção de projetos que ampliem as atuações da Guardas Municipais, no intuito de fortalecer o exercício da função policial e valorizar a categoria.

O Sindguardas/RN vem atuando nesse sentido e trabalhado junto às instituições para viabilizar os projetos, entre eles, a questão da atuação no trânsito, como órgão executor, resultando em melhorias na qualidade do processo de fiscalização e também na Segurança Pública como um todo. Outro projeto que tem sido discutido é sobre a atuação no meio ambiente, também como órgão executor. Esse mecanismo pode favorecer ações nessa importante área, dotando as GMs do poder de polícia necessário à execução das tarefas fiscalizatórias locais.

Participaram da reunião desta quarta o presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, o vice-presidente Lima Duarte, o Subcomandante da GM de Parnamirim, Vasconcelos, e o GM Texeira. Pela Assessoria Técnica da SEMDES/GMN, estiveram a CGA Virna, a CGA Valéria e a CGA Kassandra.

“São projetos que visam a valorização dos GMs, buscando uma sustentabilidade dos Planos de Carreira, bem como o fortalecimento das ações, a segurança jurídica e o crescimento das Guardas Municipais, inclusive, através da criação de novas instituições”, comenta Alexsandro Sales.

Já o vice-presidente Lima Duarte afirma: “O Sindguardas/RN seguirá nas tratativas com esse grupo de trabalho. Entendemos que são pautas viáveis e até mesmo urgentes. Com esses projetos embasados tecnicamente, poderemos avançar em vários municípios”.