Sindguardas/RN se reúne com prefeito de Extremoz

O Sindguardas/RN esteve com o prefeito de Extremoz e com secretários do município, nesta quinta-feira, dia 3, para encaminhar a pauta de reivindicações dos guardas municipais, conforme tinha sido estabelecido em assembleia geral da categoria no dia 19 de novembro passado.

No encontro desta quinta-feira, o sindicato apresentou ao prefeito Djalma Sales, como primeira pauta, uma proposta de nova escala de serviço para os guardas. O chefe do Executivo ficou de analisar com sua equipe para começar a implantar a partir da próxima segunda-feira, dia 7.

“Outro ponto discutido e encaminhado foi justamente referente ao adicional noturno, haja vista que com a nova proposta de escala os guardas municipais começarão a trabalhar à noite também e, por isso, farão jus a esse adicional”, explica o presidente do Sindguardas/RN.

Souza Júnior ressalta que, nessa mesma linha de pauta, foi colocado em discussão também o adicional de periculosidade. “Houve compromisso firmado de, no início de janeiro, a Prefeitura buscar junto à Procuradoria do município e à Secretaria de Finanças uma saída para implantação desse benefício, que, inclusive, já está disposto no estatuto dos servidores de Extremoz”.

Ainda durante a reunião, ficou acordado que a Prefeitura, que será administrada pelo mesmo grupo político, também a partir de janeiro passará a discutir o plano de carreira para que ele seja concluído em 2021 e implantado em 2022. Além disso, houve compromisso de se montar um planejamento para convocação de concursados.

Outro ponto da pauta de reivindicações foi referente à estrutura da sede da Guarda Municipal. A Prefeitura vai analisar um novo espaço para otimizar o serviço, inclusive, diante do cenário da nova escala.

Também foi tratado na reunião desta quinta-feira sobre a situação administrativa do comandante da GM de Extremoz. Os guardas municipais da cidade procuraram o Sindguardas/RN para relatar situações de dificuldade de gestão e coordenação dos trabalhos. Eles pediram que o sindicato intermediasse junto à Prefeitura a mudança do comandante.

Por fim, o Sindguardas/RN, ao ser informado que o atual prefeito e a prefeita eleita, que é sobrinha dele, vão à Brasília em busca de recursos, colocou-se a disposição para ajudar com projetos. “Nesta sexta-feira mesmo, entramos em contato com o prefeito e informamos que já temos projetos à disposição para entregar a ele até segunda-feira. Esses projetos, construídos em parceria com o setor de programas e projetos da Guarda Municipal de Ceará-Mirim, coordenado pela GM Aretuza, visam aquisição de duas viaturas, estruturação da sede com equipamentos, bem como compra de fardamento e coletes balísticos”, completa Souza Júnior.