Sindguardas/RN entrega minuta do Plano de Carreira dos GMs ao vice-prefeito de São José de Mipibu

Nessa quinta-feira, 29, o Sindguardas/RN se reuniu com o vice-prefeito de São José de Mipibu, Bruno Dantas, para apresentar oficialmente a minuta do Plano de Carreira da Guarda Municipal. Representaram o sindicato os diretores Souza Júnior, Maxiano Oliveira e L. Dantas.

Durante a reunião, a diretoria do Sindguardas/RN fez um resgate histórico da luta no município, desde o início da mobilização pela criação da Guarda Municipal – que sequer possuía uma lei de criação até poucos anos atrás. Foi lembrado o papel do sindicato na cobrança e articulação para a realização do concurso público, bem como os esforços para ampliação do número de cargos, passando de 10 para 25, com todos os aprovados convocados.

Outro ponto destacado foi a conquista da ampliação do adicional de risco de vida para 100%, um avanço significativo nas condições de trabalho dos GMs. “Em todas essas conquistas, o sindicato manteve o diálogo e aguardou o momento certo para avançar. Agora, entendemos que chegou a hora de dar mais um passo: a implementação do Plano de Carreira. Agradecemos ao vice-prefeito por receber essa demanda e contamos com seu apoio”, afirma Souza Júnior.

A proposta entregue ao vice-prefeito estabelece critérios de progressão, valorização profissional e garantias de direitos para os guardas municipais, algo essencial para evitar a evasão de servidores. Atualmente, dos 25 guardas nomeados, apenas 15 permanecem na ativa — os demais saíram em busca de melhores condições em outros concursos.

“O Plano de Carreira é uma ferramenta fundamental para motivar o servidor, dar previsibilidade, reconhecer o tempo de serviço e o aperfeiçoamento profissional. Com isso, conseguimos manter os profissionais na instituição e melhorar a qualidade da segurança pública municipal”, ressalta L. Dantas.

O diretor Maxiano completa: “O Sindguardas/RN agora aguarda que a Prefeitura inicie o quanto antes o processo de análise da proposta e abra o diálogo com a categoria para eventuais ajustes, com o objetivo de consolidar um texto consensual a ser enviado à Câmara Municipal”. A expectativa é que a matéria seja votada e sancionada ainda este ano, garantindo mais um importante avanço para os guardas municipais e para a sociedade.

Também participaram da reunião o subcomandante Borges, assim como outros GMs da cidade e a chefe de Gabinete da Prefeitura.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *