Sindguardas/RN tem reunião com a Semdes sobre demandas da GMN e casos de assédios

O Sindguardas/RN se reuniu com a titular da Semdes, Sheila Freitas, nesta sexta-feira, 9, para discutir demandas e situações referentes à Guarda Municipal de Natal. O Comando da GMN também participou da reunião. Um dos pontos principais da conversa foi referente aos casos de assédios moral que são registrados e também o tratamento que tem sido dado às mulheres guardas municipais por parte de alguns integrantes da cúpula da instituição, em especial o subcomandante de Operação, CGA Cruz, e comandante de Operação CGA Nicácio.

A diretoria do Sindguardas/RN ressaltou à secretária Sheila Freitas que os casos são recorrentes e vêm se repetindo há algum tempo. Mais recentemente, foi registrada a transferência do alojamento feminino sem nenhuma justificativa e gerando prejuízos às mulheres, inclusive, pelas situações precárias do novo espaço.

Além disso, têm sido observadas várias condutas de assédio moral no dia a dia de trabalho, como gerar advertências sem justa causa, fomentar desconfiança entre os servidores, desconsiderar opiniões sem justa causa e submeter as guardas municipais a situações desconfortáveis, como comentários depreciativos e até humilhantes.

O Sindguardas/RN pediu providências da Semdes e do próprio Comando da GMN para acabar com essas situações. Durante a reunião, foi definido o retorno ao alojamento anterior, com reorganização do espaço para oferecer as condições necessárias para o bom andamento dos serviços e dignidade às GMs, inclusive, será disponibilizado um ar-condicionado.

Outro assunto abordado foi o fardamento dos guardas municipais. Sobre isso, foi informado que já foi encaminhado para confecção e deve ser entregue até o início de setembro, conforme acordado anteriormente. Já em relação ao auxílio-alimentação, não foi aberto processo ainda, mas está em discussão, pois há necessidade de elaboração de um novo projeto de lei para implantação desse benefício.

Sobre o adicional de condutor, outro ponto da pauta, o Comando da GMN disse que está sendo solicitada audiência com o jurídico para providências legais sobre essa demanda.

Após essa conversa, o Sindguardas/RN teve outra reunião na sequência com técnicos da Semdes e com a própria secretária Sheila para discussões administrativas, entre elas, atas para compra de material e cálculo de horas extras para eventos que se aproximam.

“Parabenizamos as colegas GMs Sheila, Eliete, Elisa, Angela, Elza e Adeilze que nos acompanharam hoje para cobrar mudança de postura e o combate aos assédios na instituição. Essa reunião foi muito importante e esperamos, definitivamente, que o problema seja resolvido”, comenta Alexsandro Sales, presidente do Sindguardas/RN.

Também como encaminhamento sobre o assédio moral, foi marcada nova reunião para a próxima terça-feira, às 8h30, na sede do Sindguardas/RN, com a presença do Jurídico do sindicato.