A diretoria do Sindguardas/RN acompanhou, nesta segunda-feira, 22, o início do curso de formação dos guardas municipais de Monte Alegre e Santo Antônio. Através de muita luta e articulações do sindicato, os GMs vão receber os treinamentos técnicos e práticos nas próximas semanas.
Esse curso seguirá a carga horária completa com grade curricular completa da Senasp, sendo conduzido pela Guarda Municipal de Natal. O Sindguardas/RN esteve representado na aula desta segunda por Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical.
Ele ressaltou que, desde o ano passado, o Sindguardas/RN vinha lutando para garantir o curso de formação. Foi através do trabalho do sindicato, por exemplo, que o deputado federal Robinson Faria destinou emenda parlamentar para a aquisição das munições desse curso.
Além disso, o Sindguardas/RN fez a intermediação com a Guarda Municipal de Natal para que a instituição realizasse convênio com as prefeituras e pudesse conduzir o curso de formação.
Já nesta terça-feira, 23, também terá início o curso em São José de Mipibu e Vera Cruz. Os GMs dessas duas cidades já concluíram uma carga horária de 200 horas e, agora, terão o restante da grade curricular.
Souza Júnior explica que a formação dos GMs é fundamental para uma melhor Segurança Pública, para o fortalecimento do policiamento municipal e para a proteção dos próprios profissionais. O diretor cita que grande parte dessa luta foi decorrente da ocorrência registrada em julho de 2023, quando o GM Paulo Clebiano da Silva foi covardemente assassinado na cidade de Sítio Novo. Na ocasião, ele realizava patrulhamento em uma viatura quando foi atingido por disparos de arma de fogo.
A ocorrência lamentável acendeu o alerta para a necessidade urgente de se conceder aos guardas municipais da região a formação que permita o uso de arma de fogo para proteção pessoal e para atuação na segurança pública.
Deixe um comentário