Sindguardas/RN realiza visita e conversa sobre projetos para a Guarda Municipal de Parnamirim

Na manhã desta segunda-feira, 8, o Sindguardas/RN realizou uma visita à sede da Guarda Municipal de Parnamirim. Na ocasião, o presidente Alexsandro Sales, o vice-presidente Lima Duarte e o diretor Jurídico L. Dantas conversaram com o Subcomandante Vasconcelos.

O objetivo da visita e da reunião foi discutir demandas referentes a melhorias para os guardas municipais e também para a própria instituição GM. Alguns projetos nesse sentido estão em andamento, com a construção sendo feita em parceria do Sindguardas/RN com o Comando da Guarda Municipal de Parnamirim.

Um deles é sobre a atuação no trânsito, como órgão executor. O desempenho desta função por parte da GM resulta em ganhos inquestionáveis à qualidade do processo de fiscalização e também à esfera da Segurança Pública municipal, em especial, por ter potencial para inibir ações delituosas, como furtos e roubos mediante o uso de motocicletas ou automóveis, e uso direção sob efeito de drogas lícitas e ilícitas.

Além disso, outro projeto discutido é sobre a atuação no meio ambiente, também como órgão executor. Vale ressaltar que o município tem o poder para estabelecer, respeitadas as demais normas pertinentes, diretrizes para as ações de proteção e preservação do meio ambiente dentro das competências que são abarcadas pelo interesse local. Entre os mecanismos que podem favorecer ações nessa importante área está a instituição dos seus órgãos de execução de sua política ambiental, dotando-os do poder de polícia necessário à execução das tarefas fiscalizatórias locais.

A direção do Sindguardas/RN ressalta que as tratativas sobre essas pautas terão continuidade e, em breve, será realizada uma reunião com o corpo técnico, composto por guardas municipais de vários municípios, para aprimoramento e finalização do projeto.

A luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais guardas municipais é constante, em todas as cidades, visando fortalecer o policiamento municipal e, consequentemente, a segurança da população.