Em paralisação, GMs de Natal se reúnem em Assembleia Geral do Sindguardas/RN

Os guardas municipais de Natal deflagraram uma paralisação de 48 horas, válida para esta quinta, 23, e para esta sexta, 24. Hoje, a categoria se reuniu em Assembleia Geral do Sindguardas/RN para novas deliberações. O movimento seguirá e será intensificado na próxima semana, inclusive, com agendamento de nova paralisação.

Na manhã desta quinta, a diretoria do sindicato parabenizou os GMs pela grande adesão à paralisação, estando todo o serviço ordinário e de Diárias Operacionais suspensos, com as viaturas paradas. O movimento continua nesta sexta-feira da mesma forma.

O Sindguardas/RN e os GMs esperam e cobram da Prefeitura de Natal um entendimento para conclusão das tratativas referentes à promoção ex officio, para encaminhamentos e desfechos dessa pauta, assim como das demais que estão represadas.

Como ainda não houve avanços concretos, foi aprovada nova paralisação para a próxima semana, nos dias 29, 30 e 31 de maio. A categoria volta a se reunir em Assembleia Geral, no dia 29, com um ato público de doação de sangue coletiva no Hemonorte. A direção do sindicato destaca a importância da continuidade dessa grande luta, até que os pleitos sejam atendidos.

Ainda na Assembleia de hoje, foram levantadas e discutidas demandas dos GMs, como as mudanças no critério de agendamento da DOs, o que está gerando prejuízos para alguns guardas municipais. Os critérios definidos entre a comissão e o Comando da GMN, visando um equilíbrio na formação desse serviço, estão sendo descumpridos, causando desproporcionalidades.

Foi falado ainda sobre os coletes balísticos, haja vista que muitos GMs estão saindo para trabalhar sem o equipamento. Isso tem acontecido diante da falta de controle por parte da instituição para uma melhor distribuição.

Outro assunto abordado foi sobre as demandas jurídicas para cobrar os direitos da categoria. O Sindguardas/RN informou que algumas ações judiciais já estão em curso, como implantação e retroativos dos quinquênios e também dos retroativos da titulação.

Além disso, o sindicato está disponibilizando modelos de requerimentos administrativos para embasamento de novas ações. Um deles é para cobrar a implantação e o retroativo dos reajustes de 2023 e 2024. O outro é para os retroativos de mudanças de níveis de 2023. O terceiro modelo é referente à implantação e retroativo de mudanças de níveis referentes a março de 2024, que não foram efetivados. O outro formulário é voltado para o grupo de GMs que fazem jus aos níveis e classes deste ano de 2024. Após a solicitação administrativa, o Sindguardas/RN procederá com o ingresso de ações.