Depois de meses de negociações, articulações e mobilizações, o Sindguardas/RN avançou nas tratativas com a Prefeitura de Mossoró e os guardas civis municipais aceitaram uma proposta que foi apresentada pelo Executivo.
Em Assembleia Geral realizada na última segunda-feira, 24, a categoria avaliou a última proposta feita pela Prefeitura. Nela, ficou acordado um reajuste de 16,6%, para implantação em janeiro.
Já o Adicional de Risco de Vida será majorado de 40% para 100%, com pagamento sendo feito da seguinte forma: 10% em julho de 2024, 10% em julho de 2025, 10% em julho de 2026, 10% em julho de 2027 e 20% em julho de 2028.
Em contrapartida, a Prefeitura propôs fixar o valor das Diárias Operacionais em R$ 120 por 6 horas de trabalho extra e R$ 240 por 12 horas. Atualmente, o valor das DOs é pago, até então, com base dos níveis e classes dos GCMs.
Durante a Assembleia Geral, a diretoria do Sindguardas/RN detalhou todos os esses pontos, ressaltando os prós e contras da proposta. Ao final, a categoria deliberou por aceitar. Agora, a Prefeitura vai formalizar a minuta e novamente apresentar ao Sindguardas/RN para revisão.
Em seguida, a expectativa é que a aprovação do projeto na Câmara Municipal seja feita até o dia 15 de agosto, para que seja implantado a partir de janeiro de 2024.
O Sindguardas/RN ressalta que, mesmo não sendo os percentuais que eram pleiteados e justos para a categoria, houve uma votação e a maioria dos guardas optou por aceitar essa proposta, que repara parte das perdas acumuladas nos últimos anos. A luta seguirá firme em busca da constante valorização e condições de trabalho para os GCMs.
Deixe um comentário