Sindguardas/RN faz Assembleia com os GMs de Natal e categoria poderá votar indicativo de paralisação na próxima semana

O Sindguardas/RN voltou a reunir os guardas municipais de Natal em Assembleia Geral para discutir a continuidade de luta pelo cumprimento da terceira fase do Plano de Carreira, pelo cumprimento dos níveis, pela majoração das Diárias Operacionais e pelo reajuste salarial. Ainda sem a concretização dessas pautas, a categoria está insatisfeita e disposta a endurecer o movimento. Dessa forma, após encaminhamento da diretoria, confiando na continuidade do diálogo com a Prefeitura, os GMs decidiram seguir mobilizados, porém, na próxima semana, terão nova Assembleia, desta vez, com proposta de indicativo de paralisação.

A diretoria do sindicato ressalta que no último dia 19 de abril, em reunião com o prefeito Álvaro Dias, ele assumiu o compromisso de cumprir a terceira fase do Plano, que diz respeito às titulações dos GMs, assim como assegurou a implantação dos níveis. Ele também se comprometeu a buscar viabilizar o aumento das Diárias Operacionais, que estão há nove anos defasadas. Além disso, o chefe do Executivo afirmou que, sobre o reajuste salarial, a Prefeitura iria manter a mesa de negociação aberta para discutir a viabilidade.

Já no dia 27 de abril, nova reunião foi realizada com representantes do Executivo, ocasião em que o chefe de Gabinete da Prefeitura, Joham Alves Xavier, e o assessor especial do prefeito, José Antônio, reafirmaram o compromisso que havia sido assumido pelo prefeito. Ficou acertado então que uma reposta seria apresentada até o dia 3 e, até esta quinta-feira, dia 4, haveria nova conversa entre o Sindguardas/RN e o prefeito para alinhar os detalhes do cumprimento das pautas.

Nessa quarta-feira, 3, como não houve a resposta prometida, o Sindguardas/RN buscou a Prefeitura e foi informado que o prefeito estava viajando. A diretoria do sindicato chegou a pedir intermediação do líder do Governo na Câmara, vereador Hermes Câmara, para que a reunião com Álvaro Dias acontecesse antes da Assembleia Geral desta quinta. O parlamentar tentou viabilizar a reunião, mas recebeu a mesma informação de que não seria possível por motivo de viagem do prefeito.

Dessa forma, sem a definição da agenda e do cronograma de cumprimento das pautas apresentadas, a categoria decidiu continuar a mobilização e, com isso, uma nova Assembleia Geral já foi marcada para o dia 11 de maio. Na ocasião, será discutido um indicativo de paralisação, caso as negociações não tenham avançado.

Ainda nesta quinta-feira, durante e depois da Assembleia Geral, o Sindguardas/RN novamente falou com o vereador Hermes Câmara e ele ficou de tentar mais uma vez a articulação para que o prefeito receba o sindicato, nesta sexta-feira ou na próxima segunda-feira.