Sindguardas/RN tem reunião com prefeito de Natal e realiza Assembleia Geral com os GMs

Esta quarta-feira, 19, foi dia de grande articulação e luta para o Sindguardas/RN em defesa das pautas dos guardas municipais de Natal. A diretoria do sindicato conseguiu se reunir com o prefeito da capital, Álvaro Dias, e, em seguida, realizou uma Assembleia Geral com a categoria para repassar informações e fazer deliberações.

Nas últimas semanas, a direção do Sindguardas/RN vinha tentando uma agenda com o prefeito para discutir as pautas que estão pendentes, sendo elas: implantação da terceira fase do Plano de Carreira (titulação); cumprimento dos níveis; reajuste salarial; e majoração do valor das Diárias Operacionais.

Nesta manhã, a diretoria esteve na Prefeitura para solicitar um encontro com o prefeito. Após várias horas de espera de uma definição, o chefe do Executivo recebeu o sindicato no início da tarde.

O prefeito ouviu as demandas e afirmou que vai cumprir a terceira fase do Plano, que diz respeito às titulações dos GMs, assim como assegurou a implantação dos níveis. Além disso, assumiu compromisso de buscar viabilizar a majoração das Diárias Operacionais, que estão há nove anos defasadas.

Sobre o reajuste, inicialmente, Álvaro Dias alegou que a Prefeitura não tem condições de efetuar. No entanto, diante da argumentação e apelos do Sindguardas/RN, ele aceitou manter uma mesa de negociação aberta sobre essa pauta, de forma que o reajuste seja discutido ao longo deste ano de 2023.

Também ficou acertado que, no próximo dia 27 de abril, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Joham Alves Xavier, e o assessor especial do prefeito, José Antônio, vão receber a diretoria do sindicato para definição das datas de implantação da titulação e dos níveis, assim como definição de valores e datas para a majoração das Diárias Operacionais.

Na semana seguinte, quando o prefeito tiver voltado de viagem a Brasília, novamente se reunirá com o Sindguardas/RN para continuidade das discussões.

Todas essas informações foram repassadas aos guardas municipais, na tarde desta quarta-feira. Ao final, ficou definido que uma nova Assembleia Geral será realizada no dia 4 de maio, em local e horário a ser definido. Na ocasião, a diretoria vai repassar os detalhes sobre o andamento dessas tratativas com o Executivo.

Ao final da reunião desta quarta-feira com o prefeito, o Sindguardas/RN também tratou sobre a realização do concurso público e ampliação da atuação da Guarda Municipal de Natal. O chefe do Executivo sinalizou positivamente e a diretoria ficou de fazer uma apresentação das ações da GMN em diversas áreas do município.