Sindguardas/RN denuncia que Prefeitura de Mossoró desviou viaturas doadas à Segurança para outro setor

O Sindguardas/RN vem a público fazer uma grave denúncia contra a Prefeitura de Mossoró. O Executivo municipal desviou para outros setores administrativos as viaturas cedidas pelo Departamento Penitenciário Nacional para a Secretaria de Segurança mossoroense.

Essas doações de carros, vans e micro-ônibus foram feitas após uma articulação dos próprios guardas municipais e do Comando da GCM Mossoró junto ao Depen. Os automóveis foram cedidos em um convênio e entregues à Secretaria Municipal de Segurança já equipados como viaturas, em dezembro de 2022.

No entanto, o Sindguardas/RN tomou conhecimento que a Secretaria de Segurança cedeu os veículos para a Secretaria de Infraestrutura de Mossoró. As viaturas foram descaracterizadas da atividade policial e passaram a ser utilizadas para o transporte de trabalhadores e de ferramentas.

O Sindguardas/RN repudia veemente tal atitude, pois, além de representar um desrespeito com os guardas civis municipais e com o Departamento Penitenciário Nacional, demonstra um descaso com a segurança e com a população mossoroense.

“O esforço dos GCMs e do Comando da instituição foi simplesmente descartado. Ao invés de utilizar as doações como um reforço na segurança pública municipal e um fortalecimento da Guarda Municipal, a Prefeitura preferiu utilizar os veículos para transporte”, comenta Alexsandro Sales, presidente do Sindguardas/RN.

De acordo com ele, o sindicato vai tomar as providências legais para reverter essa situação. O diretor Héber Monteiro informa que o jurídico do Sindguardas/RN foi acionado e adotará as medidas judiciais cabíveis. Além disso, também vai enviar ofício ao Ministério Público Federal para denunciar essa situação formalmente.