VITÓRIA EM PARNAMIRIM: Plano de Carreira dos GMs é aprovado

Esta quarta-feira, 19, é um dia histórico para os guardas municipais de Parnamirim e de todo o Rio Grande do Norte. Depois de muita luta do Sindguardas/RN, juntamente com a categoria, a Câmara Municipal aprovou o projeto do Plano de Carreira que foi negociado pelo sindicato com o Executivo e enviado pela Prefeitura na semana passada.

Muitos foram os desafios, muitos foram os dias de luta para que esse merecido reconhecimento chegasse. Vale lembrar que o Sindguardas/RN iniciou as tratativas com a Prefeitura para este Plano de Carreira ainda no começo de 2021. Na mesma época, o sindicato também encampou a busca pela formação e convocação dos concursados aprovados, de forma que pudessem fortalecer a Guarda Municipal e a Segurança Pública da cidade.

“De lá para cá, várias ações foram desenvolvidas para cobrar o andamento dessas pautas, através de muito esforço da diretoria do Sindguardas/RN, principalmente, do GM Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, que fez um trabalho incansável. Praticamente toda semana Souza esteve em Parnamirim realizando uma verdadeira peregrinação nas secretarias municipais e diligências nas esferas administrativas, jurídicas e políticas”, ressalta Alexsandro Sales, presidente do sindicato.

O resultado do trabalho do Sindguardas/RN foi a realização do curso de formação, ainda em 2021, e a posse dos novos guardas municipais no início deste ano de 2022. Agora veio a vitória do Plano de Carreira, depois de uma série de reuniões, embates técnicos e políticos, bem como as articulações.

“Mais uma vez, a luta do sindicato se mostrou eficaz em defesa dos direitos dos guardas municipais e, com muito esforço, conseguimos que o projeto enviado à Câmara contemplasse o que tinha sido negociado ao longo de meses. Mesmo não sendo o ideal, sabemos que foi o possível para o momento e, por isso, representa uma grande conquista”, comenta Souza Júnior.

O Sindguardas/RN, em nome de toda a categoria, agradece e parabeniza a Prefeitura de Parnamirim e o prefeito Taveira por terem negociado, construído e enviado o Plano de Carreira, em um claro reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pelos guardas municipais.

A diretoria do Sindguardas/RN também faz um agradecimento especial à Câmara Municipal de Parnamirim e aos vereadores que apoiaram esta luta desde o início, em especial ao presidente da Casa, Wolney França, que foi um parceiro nas articulações e encaminhamentos necessários.

“Hoje é um dia de vitória, mas, principalmente, um dia de reconhecimento. Primeiro, trata-se de um reconhecimento de Parnamirim para com os GMs desta cidade, que estão dando um show de eficiência e trabalho operacional, sendo destaque nacional. Segundo, a categoria reconhece e fica grata pelo esforço da Prefeitura e da Câmara Municipal em atender suas demandas. Sem dúvida, essa valorização será um combustível para que esses profissionais continuem fazendo ainda mais pela Segurança Pública de Parnamirim”, completa Souza Júnior.

Após aprovação na Câmara Municipal, o projeto já foi encaminhado para que o prefeito possa sancionar nesta quinta-feira, 20, e a publicação seja feita na sexta-feira, 21. Dessa forma, o Plano de Carreira entrará em vigor neste mês de outubro, garantindo a implantação dos seus dispositivos aos GMs. Esse, aliás, foi um dos motivos da votação e aprovação em urgência, pois foi o que tinha sido acordado nas negociações.