A diretoria do Sindguardas/RN recebeu a visita do guarda municipal subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza, Roberto Nascimento, na manhã desta segunda-feira, 12. Ele também é cientista social, especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, pesquisador e autor de trabalhos científicos sobre Segurança Pública nos municípios
Nascimento conversou com os diretores sobre seu trabalho e apresentou uma palestra com conteúdos relativos aos conceitos de Segurança Humana e Cidadã, capitaneados pela ONU e embasados nas melhores práticas globais em Segurança Pública.
De acordo com ele, o conceito de “Segurança Humana” traz sete dimensões de segurança para o ser humano (econômica, alimentar, ambiental, pessoal, comunitária, política e de saúde) que devem ser efetivadas primordialmente pelos municípios, e para as quais o trabalho das Guardas Municipais contribui muito diretamente, a partir do que está previsto legalmente pelas competências específicas elencadas na Lei Federal 13.022/2014.
Já o conceito de “Segurança Cidadã”, consolidado a partir das boas práticas de Medellín e Bogotá, na Colômbia, destaca seis eixos principais orientadores das políticas de Segurança Pública municipal.
Durante a conversa, Nascimento frisou que muitas ações, projetos e atividades das Guardas Municipais contribuem efetivamente, tanto com o que propõe as dimensões quanto com o que preconiza os eixos supracitados.
Além disso, ele destacou a importância dos municípios elaborarem seus planos municipais de Segurança Pública Cidadã, baseando-se nos respectivos conceitos e com alinhamento oficial à Agenda 2030 dos ODS da ONU. A partir disso, as cidades podem acessar janelas de oportunidade para concorrer a premiações e atrair parcerias locais, nacionais e internacionais.
O Sindguardas/RN agradece a visita e a palestra do GM Roberto Nascimento e espera poder contribuir na propagação das ideias, estudos e projetos dele, de forma a buscar cada vez mais respeito e valorização para a categoria.
Para saber mais informações sobre o guarda municipal e pesquisador, acesse o Instagram @segurancalocal
Deixe um comentário