Sindguardas/RN realiza assembleia com guardas civis municipais de Upanema

A diretoria do Sindguardas/RN reuniu os guardas civis municipais de Upanema em Assembleia Geral, na noite dessa quarta-feira, 20, para tratar sobre a pauta de reivindicações da categoria. O vice-presidente do sindicato, Héber Monteiro, explica que seis pontos estão sendo pleiteados junto à Prefeitura.

As reivindicações dos GCMs de Upanema são: aquisição de armas de fogo e o porte institucional; armamento menos que letal (pistolas de eletrochoque e espargidores de pimenta); coletes balísticos; capacitação para o trabalho operacional tendo em vista a atuação policial dada pela lei federal nº 13.022 (Estatuto das Guardas Municipais), como também, pela lei federal nº 13.675 (Sistema Único de Segurança Pública); nomeação dos demais cargos de chefias em vacância; e regulamentação do PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

“No caso do último ponto, temos conhecimento que a lei complementar nº 173 veta o aumento de gastos por parte dos estados e municípios, no entanto, esse foi um compromisso da atual gestão com a categoria e esperamos seguir as tratativas para que a regulamentação ocorra assim que possível”, afirma Héber Monteiro.

Ele destaca que as Guardas Municipais têm papel fundamental na Segurança Pública do país e podem contribuir muito mais para as cidades combaterem os índices de violência, mas para isso, os profissionais que as compõem precisam receber a devida capacitação e devida valorização.

“Em todos os países desenvolvidos, suas polícias municipais exercem papel preponderante na segurança de seus cidadãos e isso também já é realidade em muitas cidades do nosso país. Nossa entidade segue na luta pelo reconhecimento da natureza policial da atividade dos guardas municipais do nosso Estado, como também pela devida capacitação e valorização de nossa classe”, destaca.

O Sindguardas/RN informa que seguirá na luta, juntamente com os guardas civis municipais de Upanema, para que todos os pontos da pauta de reivindicações sejam atendidos.