Sindguardas/RN tem dia de luta e articulações em Parnamirim

O Sindguardas/RN teve um dia intenso de luta e articulações na cidade de Parnamirim, nesta quarta-feira, dia 28 de abril. A diretoria participou de várias reuniões para tratar de demandas dos guardas municipais, bem como reforçar a necessidade da realização do curso de formação dos concursados.

Inicialmente, o sindicato se reuniu com o secretário de Segurança de Parnamirim para expor a preocupação com a atuação dos guardas municipais no Pacto pela Vida e na vacinação contra covid-19. A diretoria explicou que tem sido constatado insatisfação tanto dos guardas como da população, em decorrência de problemas com o planejamento das ações nos postos de vacinação e na fiscalização ao cumprimento dos decretos.

O secretário ficou de conversar com as autoridades responsáveis pelo Pacto pela Vida, assim como procurar a Secretaria de Saúde de Parnamirim, que é responsável pelo plano de vacinação do município. Ainda na reunião entre o secretário e o Sindguardas/RN, foi tratado sobre a estrutura de trabalho dos guardas municipais, mais precisamente sobre as sparks e coletes balísticos.

Foi informado que a licitação dos coletes está concluída, faltando a publicação do contrato, para que então os primeiros 80 coletes sejam entregues em até 30 dias. No total, foram adquiridos 300 coletes e o restante deve chegar posteriormente. No caso das sparks, a licitação já foi concluída e o contrato publicado no Diário Oficial. A previsão é que elas sejam entregues dentro de 20 dias.

Terminada essa reunião, o Sindguardas/RN foi à Secretaria de Administração, onde conversou sobre o curso de formação dos concursados. Foi dito ao sindicato que o processo de licitação, no qual está incluído capacitação de tiro, precisará voltar para a Procuradoria do Município, haja vista que já existe outro processo que também trata da capacitação de tiro para os atuais guardas, gerando duplicidade.

Com isso, a Procuradoria do Município fará um parecer solicitando a retirada da capacitação de tiro do processo do curso de formação. Em seguida, o processo será enviado para a Secretaria de Segurança, que fará novo termo de referência já excluindo esse tópico, para que então a licitação tenha os demais trâmites normais.

Ainda na quarta-feira, o Sindugardas/RN foi à Câmara Municipal para se reunir com o presidente da Casa e com os vereadores da Frente Parlamentar de Segurança. “Nesse encontro, pedimos que os parlamentares ajudem na articulação política para que a Prefeitura publique a comissão paritária do Plano de Carreira. Além disso, solicitamos apoio dos vereadores na cobrança para que o prefeito altere o decreto do regimento interno da Guarda Municipal”, comenta Souza Júnior.

De acordo com o presidente do Sindguardas/RN, a outra pauta da reunião foi sobre o curso de formação. “Fizemos um histórico da nossa atuação em Parnamirim, juntamente com os concursados, lembrando que, desde o ano passado, temos cobrado a realização do curso de formação dos 67 concursados que estão esperando. Por isso, pedimos apoio da Câmara Municipal na luta para que esses novos trâmites do processo do curso de formação tenham celeridade”, afirma.

Souza Júnior informa que o presidente da Câmara reafirmou seu compromisso com a categoria, bem como os vereadores da Frente Parlamentar se comprometeram em ajudar no que for possível.

“Agradecemos ao presidente da Câmara e aos demais parlamentares que nos receberam e esperamos avançar nessa luta para que o curso de formação aconteça o quanto antes”, finaliza.