SINDGUARDAS/RN: 11 ANOS DE HISTÓRIA

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, o Sindguardas/RN completa 11 anos de sua criação. Ao longo desses anos, nosso sindicato construiu uma trajetória de luta honrosa e vitoriosa, sendo motivo de orgulho para os seus representados.

No começo, claro, não foi fácil. Afinal, os pioneiros costumam enfrentar desconfiança e grandes desafios. Muitos não acreditavam que seria possível construir a própria história através da união e da luta. Mas, muitos acreditaram e, hoje, colhem os frutos da ousadia, coragem, perseverança e trabalho.

“Me lembro de conversas otimistas que semeavam a ideia de termos um Estatuto, como caminho para um futuro Plano de Carreira. Alguns mal tinha entrado na Guarda Municipal de Natal e já participavam do debate. Ouvi muito que aquilo jamais sairia do papel, porém, conseguimos a enorme conquista da aprovação do, hoje famoso, Estatuto. A luta seguiu e, agora, a categoria tem o Plano de Carreira implementado na capital. Esse árduo caminho só valoriza ainda mais a conquista”, comenta Daniel Gutemberg, ex-guarda municipal.

Souza Júnior, presidente do sindicato, enaltece toda a trajetória dos guardas para criar, manter e fortalecer o Sindguardas/RN. “Hoje, somos reconhecidos em todo o Estado e no Brasil como representação legal de uma categoria. Mas, principalmente, somos reconhecidos como uma entidade séria, aguerrida e que não foge aos enfrentamentos necessários para lutar pelos direitos dos guardas municipais”, afirma.

Ele completa destacando que o Sindguardas/RN cresceu, juntamente com as guardas municipais em todo o Rio Grande do Norte. “Nossa representação não se limitou à capital. Agregamos filiados em vários municípios, onde existem Guarda Municipal constituída. Temos buscado diariamente avançar nas conquistas nessas cidades, seja na luta pelos planos de carreira, seja na busca por recursos e melhores condições de trabalho ou seja na cobrança por concursos e nomeações”.

Neste dia especial, de lembrança das dificuldades, dos desafios e das vitórias, também é preciso olhar para o futuro. Uma unidade sindical forte e com respaldo de sua base nunca foi tão importante como agora. Inúmeros têm sido os ataques aos direitos dos servidores públicos e com as guardas municipais não tem sido diferente.

Por isso, o momento é de fortalecermos ainda mais nosso sindicato e nossa luta. Não podemos permitir que retirem aquilo que suamos tanto para conseguir. Não podemos aceitar retrocessos, insegurança jurídica e, pior ainda, que acabem com as guardas municipais. Somente através da união seremos capazes de enfrentar as batalhas. Assim como fizemos no passado, é hora de acreditarmos que podemos construir um futuro melhor para nossa categoria, para nossa família e para toda a sociedade.

PARABÉNS A TODOS E VAMOS À LUTA
SINDGUARDAS/RN