Sindguardas/RN promove grande mobilização em Macau para cobrar salários atrasados

O Sindguardas/RN promoveu, nas últimas duas semanas, mobilizações históricas em Macau para cobrar os salários atrasados dos guardas municipais. Nos dias 16 e 22 de dezembro, o sindicato realizou atos públicos e assembleias, sendo a última com indicativo de greve e com uma ocupação da Prefeitura.

“Macau encontra-se em uma situação de calamidade financeira, oriunda de uma gestão desastrosa que resultou em salários atrasados, penalizando os servidores públicos. Atualmente, os guardas municipais estão sem os salários de novembro, sem 13º salário, e não têm previsão de pagamento de dezembro, das horas extras de novembro e dos 1/3 de férias”, explica Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN ressalta que, por esse motivo, o sindicato vem atuando intensamente em Macau para cobrar da Prefeitura a resolução desse problema e pedir apoio da população. “Está claro que somente através da nossa união e articulação vamos conseguir reverter esse quadro. O Sindguardas/RN tem feito seu papel e atuado incansavelmente, inclusive durante o período de recesso, sempre em defesa dos direitos da categoria que representa, pois jamais fugimos da luta”.

Souza informa que na terça-feira, 22, a categoria chegou a ocupar a Prefeitura, que estava literalmente abandonada pelos gestores. “Somente após essa pressão, o prefeito pediu, por telefone, que o secretário de administração recebesse o sindicato”.

O secretário disse que na quarta-feira, dia 23, a Prefeitura iria receber parte do ICMS e a outra parte no dia 30 de dezembro. A partir de então, é que iria sentar para fazer um planejamento de pagamento.

“Ou seja, mais uma vez, não tivemos nenhuma resposta concreta de um calendário de pagamento. Então, após deliberação da categoria, decidimos que o sindicato vai protocolar ofício e pedir que a Prefeitura apresente a forma de pagamento dos salários de novembro e do 13º com a entrada do ICSM do dia 23 de dezembro e 30 de dezembro”, explica Souza Júnior.

Os guardas municipais também deliberaram por aguardar essa resposta oficial, porém, na primeira quinzena de janeiro, vão buscar a Prefeitura novamente para negociar com o próximo prefeito sobre o pagamento dos atrasados e o cronograma de pagamento dos meses seguintes.

“Em janeiro vamos fazer nova assembleia para definir as ações da categoria e traçar estratégias de luta. Continuaremos firmes na luta, pois independente da gestão municipal, nosso trabalho é cobrar o que é de direito dos guardas municipais”, completa o presidente do Sindguardas/RN.