Natal: Reunião na Semdes encaminha reivindicações da categoria

Na tarde desta segunda-feira ( 09/9) a diretoria do SINDGUARDAS/RN se reuniu com a secretária Sheila Freitas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). A reunião ocorrida na sede da instituição contou com a presença do comandante da Guarda Municipal de Natal, Alberfran Grilo, além do subcomandante Carlos Cruz, do guarda Paulo Bandeira e da guarda municipal Luciana.

Em questão, a pauta com as reivindicações da categoria, já protocolada através de ofício, tendo como ponto principal o Plano de Carreira. Na ocasião, a secretária Sheila comprometeu-se em agendar um novo encontro para retomar as negociações, considerada a necessidade do assunto passar pela procuradoria, entre outros órgãos.

Representantes do nosso sindicato informaram sobre a assembléia da categoria marcada para o próximo dia 16, momento em que será avaliada a resposta da gestão à pauta apresentada e discutida durante a reunião.

Em seguida a nossa entidade cobrou o cumprimento da progressão dos níveis para aposentados e pensionistas. A secretária informou que será feito contato com a Natal Prev e Sempla com o objetivo de viabilizar essa questão.

A implantação dos adicionais por tempo de serviço em atraso também foi cobrado, mas a Semdes repassou essa reivindicação para a administração e prometeu intermediar e pedir as devidas providências.

Entre tantas reivindicações está o reajuste do auxílio alimentação para R$ 20, considerando que o valor atual de R$ 10 está congelado desde 2010. Essa situação também deverá ser encaminhada para a administração na tentativa de garantir o reajuste, pois o valor que é recebido hoje não satisfaz a despesa com alimentação.

Quanto ao Seguro de Vida, a Semdes esclareceu que não houve interesse de empresas nas duas licitações realizadas, então, será executada com uma única empresa, sem mais exigências, cumprido o que determina a Lei 104/08, Art. 85.

Sobre o Concurso Público, o comandante Alberfran Grilo afirmou que há intenção da Prefeitura de Natal em realizar, mas ficou acertado de priorizar o Plano de Carreira, deixando o concurso para um momento posterior.

O auxilio fardamento foi mais uma cobrança feita durante a reunião, da qual o SINDGUARDAS/RN aguardará resposta. Uma situação que tem relação com a luta por melhores condições de trabalho da Guarda Municipal, bem como a aquisição de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Para tanto, Alberfran apontou a aquisição de 250 espagidores de uso Individual, sendo 40 de uso coletivo Max, 100 coletes balísticos, 100 algemas, 30 pistolas, 5 viaturas, além de bateria de arma de choque, itens que, para ele, contemplam as condições de trabalho exigidas.

De acordo com informações do comando, haverá ainda novas viaturas e rádios em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), reforma do estande e da sede, emenda impositiva que trazem recursos para a Guarda Municipal de Natal, além de relocação de recursos da Semdes para a nossa instituição, que deverá viabilizar, inclusive, a reforma no valor de R$ 370 mil.

Segundo a Semdes, o Conselho Municipal de Segurança Pública deve ser assinado até o próximo dia 15, quando serão definidas suas diretrizes.

Junte-se ao nosso sinidcato e venha reforçar a luta em defesa dos direitos e por mais conquistas. Juntos somos mais fortes!