Federação convoca todas as Guardas Municipais para lutar pela aposentadoria policial

Dia 5 de agosto, a Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais (Fenaguardas) realizou uma reunião na cidade de Vinhedo (SP) para organizar e mobilizar a categoria em todas as regiões brasileiras. O objetivo é pressionar o debate no Senado sobre a reforma da Previdência.

Durante a reunião o presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, chamou a atenção para a necessidade de fortalecer ainda mais a unidade da luta, que tem como desafio maior assegurar a aposentadoria policial para os guardas municipais.

Depois de avaliar a votação da PEC 6/2019 na Câmara dos Deputados, que rejeitou todos os destaques e aprovou a reforma da Previdência em segundo turno, os participantes decidiram encaminhar um calendário de lutas com atividades estratégicas junto ao Senado, onde a reforma também será votada em dois turnos.

→Fique por dentro da jornada de lutas

Nesta quarta-feira, dia 14, ocorrerá uma reunião com o senador Arolde de Oliveira (RJ) com o propósito de mediar as reivindicações da categoria junto ao governo. Além disso, a Fenaguardas entregará aos gabinetes do presidente do Senado, Davi Alcolumbre,  do relator da PEC 06/2019, Tasso Jereissati, e do líder do governo, Fernando Bezerra, ofícios que tratam sobre aposentadoria dos guardas municipais.

Para aumentar mais a pressão, também foi encaminhada uma Moção das Câmaras Municipais, que “Manifesta Apelo ao Congresso Nacional para reconhecimento da atividade de natureza policial exercida pelos guardas municipais”.

Senadores e senadoras ainda serão convidados(as) a assinarem um Abaixo-Assinado solicitando apoio ao reconhecimento da atividade policial exercida pelas Guardas Municipais, que são submetidas às mesmas condições de risco, físico e psíquico, aos quais os demais operadores da Segurança pública estão expostos.

Os avanços e a vitória da luta pela aposentadoria policial precisa do empenho de cada um de nós. Juntos somos mais fortes.