Sindguardas/RN participa de reunião da FOSEG

Por assessoria de comunicação | Fotografia: Arquivo Sindguardas/RN

Nesta terça-feira (24/4), o SINDGUARDAS/RN participou de mais uma reunião ordinária do FOSEG/RN – Fórum de Segurança Pública do RN, um espaço de discussão das entidades representativas dos operadores da segurança pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Em pauta a fragilidade da segurança dos policiais no estado do Rio Grande do Norte, que coloca em risco a vida desses trabalhadores no exercício da profissão. Durante o debate foi apontada uma grande preocupação devido a morte de mais um policial nos últimos dias, sendo o 11º caso somente este ano.

Vale a pena lembrar que em 2017 foram 17 mortes de operadores da segurança pública. No ano de 2016, seis famílias de policiais ficaram órfãs no RN. Diante dos números assustadores da matança de policiais em nosso estado o Foseg/RN encaminhou um documento em nome de todas as entidades participantes do fórum ao governador Robinson Faria.

Entre as reivindicações está uma Delegacia especializada em homicídios de policiais. Cientes das dificuldades e da falta de aparelhamento da própria segurança pública no RN, de forma emergencial, as entidades propõem a constituição de um grupo especializado dentro da DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa).

A reunião também tratou sobre a incerteza de quando será efetuado o pagamento do 13º salário dos policiais. Na ocasião foi feita uma apresentação da arrecadação do estado, percebendo-se que o mês de maio tem um dos maiores fluxos de entrada para os cofres estaduais. De posse desses dados o Foseg/RN está solicitando uma audiência urgente com o governador Robinson Faria.

Além do Sindguardas/RN, que foi representado pelo diretor do sindicato João Napoleão, a reunião contou com a presença do Sinpol/RN, Sindasp/RN, Adepol/RN e Assofme/RN.