Guardas municipais de Natal aprovam jornada de lutas

Por assessoria de comunicação | Fotografia: Taian Marques

Segunda-feira, 26 de fevereiro, o Sindguardas/RN realizou uma assembleia geral com os guardas municipais de Natal no auditório do Sinpol/RN.

No início da assembleia a categoria foi informada sobre vários convênios do nosso sindicato com instituições que beneficiam os nossos filiados e seus dependentes nas áreas de educação, cultura, lazer e serviços diversos. Além dos informes sobre a criação da Federação Nacional dos Sindicatos de Guardas Municipais (FENAGUARDAS), mais um importante instrumento de luta para debater e organizar as pautas da categoria de todo o Brasil.

Em seguida a assembleia avaliou cada ponto da pauta relacionada à valorização profissional: cumprimento da Lei Municipal 457/2016, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), bem como o decreto 11.465 de 23/02/2018 publicado pelo executivo.

Na ocasião o assessor jurídico da nossa entidade, Assis Cunha, fez a leitura do referido decreto e esclareceu dúvidas a respeito da Lei 457/2016.

A diretoria do nosso sindicato também fez um breve histórico das ações encaminhadas pelo Sindguardas/RN, em Natal, no intento de cobrar do poder executivo, legislativo e judiciário a garantia dos direitos e a implantação de um projeto de valorização para os guardas municipais.

Confira os encaminhamentos aprovados pela assembleia

→ Após 24h do recebimento do pagamento, o sindicato deverá convocar assembleia e convidar as viúvas dos Guardas que faleceram e os(as) aposentados(as) para tratar sobre a execução e efetivação do decreto 11.465/2018.

→ Não apresentar cálculos em assembleia da categoria, assim como não requerer ação contra o decreto do prefeito.

→ As ações contra o referido Decreto propostas pelos guardas municipais serão submetidas à aprovação de assembleia da categoria.

→ Quando o prefeito apresentar na mídia que promoveu avanços para valorização da categoria, o Sindguardas/RN deverá desconstruir tal discurso, mostrando a prática ilusória e desrespeitosa do prefeito Carlos Eduardo Alves com a Guarda Municipal de Natal. Para isso, deverá apresentar os contracheques das viúvas e dos aposentados.

Diante do descaso do prefeito com os serviços públicos e os(as) trabalhadores(as), o Sindguardas/RN e demais sindicatos de servidores municipais estão organizando mais uma jornada de lutas. Confira o calendário de atividades neste mês de março e participe.

Dia 1 – Audiência pública, às 14h, na Câmara Municipal de Natal.
Dia 2 – Lançamento do Fórum Municipal de Luta dos servidores municipais de Natal
Dia 8 – Dia internacional da Mulher: Ato contra o assédio moral, às 7h, com atividades culturais e feijoada.

Junte-se ao seu sindicato e ajude a fortalecer a luta em defesa dos nossos direitos.