Sindguardas/RN participa da primeira reunião do COMSEMDES em 2022

O Sindguardas/RN participou, nessa terça-feira, 4, da primeira reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal em 2022. O COMSEMDES tem trabalhado na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública da capital, que está sendo construído em formato de projeto de lei para ser enviado à Câmara Municipal.

Durante a reunião, foram abordados vários temas e traçadas ações para o ano de 2022. Foi discutido, por exemplo, sobre a questão do ônibus de monitoramento da Guarda Municipal, bem como foi sugerida a apresentação (atividades e legislações) dos grupamentos da GM de Natal aos membros do Conselho.

Também foi falado sobre a atuação da Guarda Municipal durante as festividades natalinas na Árvore de Mirassol.

Foi discutida ainda a inclusão da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência e da Polícia Civil no Conselho;

O COMSEMDES, que é um órgão permanente, consultivo, deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas, segue as discussões iniciadas em 2021.

Sobre o Plano Municipal de Segurança Pública, foi definido que os trabalhos devem continuar, mas, no momento, o COMSEMDES aguarda ajustes que serão feitos no Plano Estadual, pois o novo Plano Nacional de Segurança Pública tem um texto estabelecendo que o Plano Estadual deve estar alinhado com o Nacional e o Municipal, consequentemente, com esses dois.