Em entrevista, presidente do Sindguardas/RN ressalta importância da categoria para sociedade

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, participou de entrevista na Rádio 97 FM, nesta terça-feira, 6, na qual destacou as lutas dos guardas municipais, bem como ressaltou a importância da categoria para a segurança pública.

Souza começou a entrevista respondendo a pergunta sobre o Plano de Carreira dos guardas municipais de Natal. Ele lembrou que essa foi uma luta de 29 anos da categoria, que foi vitoriosa com a implantação da primeira fase agora em março.

VEJA VÍDEO COM A ENTREVISTA:

O presidente do Sindguardas/RN também destacou a importância dos guardas municipais na Segurança Pública como um todo, lembrando que a categoria tem sido protagonista no policiamento municipal e na proteção à vida.

De acordo com ele, as conquistas dos guardas municipais nos últimos anos são decorrentes da luta da categoria, tanto no Rio Grande do Norte, quanto no cenário nacional, através da Fenaguardas.

Ele citou que através desta luta foi possível conquistar mais valorização e investimentos, bem como mais segurança jurídica, como, por exemplo, através da lei federal nº 13.022/2014, que estabeleceu o estatuto geral das guardas municipais, como forma de padronizar as atribuições.

Souza também comentou sobre a luta atual para que a guarda municipal seja reconhecida legalmente como polícia municipal. Ele destacou que o Sindguardas/RN, assim como sindicatos de outros estados e a própria Fenaguardas, têm lutado para que os guardas municipais sejam incluídos na Constituição como carreira típica de estado. Inclusive, há um trabalho sendo feito no Congresso para que seja aprovada, dentro da Reforma Administrativa, a emenda do deputado Lincoln Portela, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, que estabelece essa alteração.

Souza Júnior finalizou a entrevista comentando sobre a atuação do Sindguardas/RN em todo o Estado, acompanhando as demandas das categorias e buscando avanços na valorização em todos os municípios que dispõem de Guarda Municipal constituída.