Sindguardas/RN tem reunião com prefeito de Poço Branco

O Sindguardas/RN esteve com o prefeito de Poço Branco, nesta terça-feira, 19, para discutir a pauta de reivindicações dos guardas municipais. A diretoria do sindicato protocolou a proposta do Plano de Carreira e fez uma apresentação do projeto de estruturação da Guarda Municipal, bem como destacou a necessidade de articulação para captação de recursos por emendas parlamentares.

Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN, lembra que a pauta criada pelo sindicato e apresentada ainda no ano passado é composta pelos seguintes itens: aprovação e implantação do plano de carreira; regulamentação do porte de arma de fogo; estrutura e condições de trabalho para execução da atividade policial dos guardas; conselho, fundo e plano municipais de segurança; adequação da lei que criou a Guarda Municipal de Poço Branco à lei 13022/14; e realização de concurso público.

De acordo com ele, o prefeito Edinho se comprometeu em analisar a proposta do Plano de Carreira no decorrer deste ano e concluir o projeto, para que no início dos trabalhos da Câmara Municipal em 2022 seja enviado para aprovação e implantação já no próximo ano.

“Também houve compromisso dele para análise dos demais pontos e dar prosseguimento a partir de fevereiro, sobretudo a busca por melhor estrutura de trabalho para a Guarda Municipal, como a mudança para uma sede melhor e também a compra de novo fardamento”, comenta.

O prefeito ainda assumiu o compromisso de dar início aos trâmites para regulamentação do porte de arma de fogo, assim como afirmou que vai encaminhar a efetivação do conselho, fundo e plano municipais de segurança, e também vai enviar projeto de lei sobre a adequação da lei que criou a Guarda Municipal de Poço Branco à lei federal n° 13022/14. Sobre o concurso, o chefe do Executivo de Poço Branco disse que vai ver a viabilidade de realização ao longo dos quatro anos de gestão.

“Foi um diálogo importante, pois é um primeiro passo nas negociações em Poço Branco. Vamos continuar em articulação com a Prefeitura, com os vereadores e vamos procurar as autoridades competentes, sempre que necessário, para agilizar os trâmites de todos os pontos da pauta”, completa Souza Júnior.