Sindguardas/RN presente na II Conferência Estadual de Segurança Pública do RN

A II Conferência Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, que aconteceu de modo virtual, foi aberta pela governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto na noite de quarta-feira (16/9).

“Policiais, bombeiros, guardas, não policiais, líderes comunitários, pessoas humildes que nos acompanham hoje, vocês são os nossos parceiros da segurança pública”, disse Ricardo Balestreri, ex-secretário Nacional de Segurança Pública convidado para a palestra de abertura. “Eu termino dizendo isso, nós somos a segurança pública, não do governo, nós somos a segurança pública, não do Estado que é muito mais que governo, nós somos a segurança pública do povo brasileiro, do povo potiguar, e especialmente daquele povo mais abandonado, daquele mais humilde que só tem no nosso poder alguma possibilidade de cuidado”.
A conferência foi encerrada nesta sexta-feira, dia 18, depois de muito debate que contribuiu para a elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP). Foram dois dias de atividades que incluiu a apresentação dos trabalhos realizados com detalhamento das fases de todo o processo de construção da Política e do Plano. Além das oficinas temáticas sobre drogas, racismo, violência contra as mulheres, crianças, LGBTs, Pessoas com Deficiência, população em situação de rua, refugiados, imigrantes, sistema penitenciário.
No último dia de conferência a oficina “Valorização profissional, reestruturação e otimização das condições de trabalho para os profissionais de Segurança Pública” debateu sobre as carreiras dos agentes de segurança. O Sindguardas/RN esteve presente nesse importante evento ajudando a construir a Política e o Plano de Segurança Pública e Defesa Social do RN.