Guardas Municipais de Natal avançam rumo ao Plano de Carreira

As políticas de desinvestimento em serviços públicos como a segurança tem levado a guarda municipal a enterrar valorosos guerreiros, vítimas da criminalidade que ronda a sociedade e tem assassinado agentes do bem no perigoso exercício da profissão. Um risco de vida que é ignorado por governantes insensíveis.

Além da guerra contra o crime organizado, a categoria enfrenta a crescente desvalorização profissional levada adiante por governantes que se revezam na dança das cadeiras a cada eleição municipal. De gestão em gestão, mais políticas de supressão dos direitos, precarização do trabalho e da vida. Por isso, é preciso estar atento e forte para garantir direitos e conquistas fundamentais, como o Plano de Carreira, uma bandeira de luta que há 28 anos os guardas municipais de Natal levantam firmes e fortes.

Em meio a tantas lutas e negociações, representantes do Sindguardas/RN se reuniram nesta quinta-feira (20/02) com o prefeito Álvaro Dias, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Freire, e secretários de governo. Em pauta, o Plano de Carreira da Guarda Municipal de Natal que se arrasta pelos gabinetes de cada gestão.

Reunidos em assembleia no auditório do Sinpol nesta sexta-feira (21/02) a categoria avaliou a proposta apresentada durante a reunião ocorrida um dia antes na sede da prefeitura. Uma discussão necessária nesse momento de intensa mobilização. Diante de uma pauta com indicativo de greve, a assembleia aprovou a proposta oficializada através de ofício assinado pelo prefeito Álvaro Dias, que estabelece o dia 17 de março de 2020 para enviar à Câmara Municipal do Natal o Projeto de Lei do Plano de Carreira dos Guardas Municipais. Antes, deverá ocorrer reuniões entre os membros da Comissão de Avaliação, que foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (21/02).

A COMISSÃO
Representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes)

Sheila Maria Freitas de Souza Fernandes e Melo
Alberfran Câmara Grilo
Emmanuel de Souza Campos
Franklin Roosevelt Machado Filho

Representando a Secretaria Municipal de Administração (Semad)

Pedro Paulo de Medeiros Monteiro Lobato Cruz
Damares Cláudia da Costa Bezerra
Leila Carolina Carvalho de Medeiros

Representando a Secretaria Municipal de Governo (SMG)

Henrique Helinski Holanda
José Antônio de Souza

Representando o Sindguardas/RN

José Rogério de Souza Júnior
Adeilza Silva dos Santos
José Richelly Carlos de Lima e Silva
Paulo de Tarso Bandeira Antas
Luciano Martins de Oliveira

Juntos somos mais fortes, por isso mesmo a categoria está vigilante e atenta a cada passo dessa etapa rumo a implantação do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Natal. A luta organizada pelo Sindguardas/RN junto à categoria é um trabalho de formiguinha que tem avançado cada vez mais. Como bem diz o refrão popular: “Quem Não Pode com a Formiga, Não Assanha o Formigueiro!”