Prefeito, cadê o Plano de Carreira?

Antes do início da primeira sessão especial para leitura da mensagem anual do prefeito Álvaro Dias aos vereadores, representantes do Sindguardas/RN se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, para tratar sobre o Plano de Carreira da Guarda Municipal.

Em seguida foi realizada uma assembleia no plenário da Câmara para avaliar as tentativas frustradas de negociação com a prefeitura e informar sobre os próximos passos da luta em defesa do Plano de Carreira da categoria.

Durante assembleia no plenário da Câmara Municipal de Natal foi feita uma homegem ao GM Carlos Antônio, que faleceu em 12/02.
PEGA NA MENTIRA

Depois do compromisso assumido pelo prefeito Álvaro Dias em audiência ocorrida no dia
18 de fevereiro de 2019, e, um dia depois, oficializada durante assembleia da categoria através do representante da prefeitura, José Antônio, dois meses depois a palavra do prefeito virou ficção.

“Na primeira semana do retorno do recesso da Câmara Municipal de Natal nós vamos enviar o Plano de Carreira de vocês para ser votado e implantado”, afirmou José Antônio em nome do executivo, em 19 de fevereiro de 2019.

Porém, durante a leitura da mensagem anual aos vereadores nesta terça-feira (19/02) o prefeito Álvaro Dias desconversou e apenas informou que o Plano de Cargos está sendo analisado, e “há grande possibilidade de instalar, desde que não comprometa o pagamento integral e em dia do funcionalismo”.

A palavra do prefeito deixou de ser um compromisso e passou a ser uma vaga possibilidade, ignorando o próprio discurso. De nada adianta tantos elogios e homenagens a uma categoria que sepulta ano a ano companheiros que deixam suas famílias recebendo salário de miséria.

Prefeito, palanque eleitoral não é lugar para brincadeira, muito menos quando o assunto é política de segurança e valorização profissional. Pois é, ao invés de reafirmar o seu compromisso com a categoria, o chefe do executivo municipal brinca de faz-de-conta diante de trabalhadores e trabalhadoras que lutam por respeito e dignidade.

Claramente, a mensagem do prefeito Álvaro Dias revelou que a Guarda Municipal não faz parte da sua lista de prioridades. Para ele, basta maquiar a política de segurança pública e pronto. Para o GM Paulo Bandeira “não tem outro caminho, vai ser greve na Guarda Municipal de Natal”.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, denunciou que já morreram 31 guardas em menos de trinta anos. “Uns por execução, outros por problemas de saúde, em razão do serviço que a gente faz, então não temos o que perder, a única coisa que a gente tem agora é esse suspiro, é o último que a gente tem que dar pra ter o Plano de Carreira”.

Só a luta muda a vida. Juntos somos mais fortes!