Reunião no Ministério Público discute regularização da Guarda Municipal de Ielmo Marinho

No dia 23/9 o diretor do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, e o advogado do nosso sindicato, Francisco de Assis, participaram de uma audiência na sede da 4ª Promotoria de Justiça de Macaiba, com o objetivo de buscar uma solução para a regularidade da Guarda Municipal de Ielmo Marinho.

Na ocasião, o secretário de administração do município, Wagner Godzicki, esclareceu que restam apenas dois guardas municipais exercendo suas funções, os demais pediram exoneração. Informou ainda que o gasto com a folha de pagamento apresenta um percentual de 48%, que inclui valores recebidos dos royaltes do petróleo. Porém, essa verba não permite gasto com pessoal.

O representante da Guarda Municipal, Luciano Ângelo, lembrou “que já houve um período que a Guarda Municipal funcionou muito bem, com sede própria e fazendo ronda nas escolas”.

Para Alexsandro Sales, do Sindguardas/RN, “é necessário prover a guarda de um mínimo de estrutura para que tenha condições de exercer suas atividades”.

A reunião mediada pelo Procurador de Justiça substituto, Mariano Paganini Lauria, também contou com a participação do Procurador Geral de Ielmo Marinho, Aluizio Henrique Dutra.

Confira os encaminhamentos:
→ A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho deverá apresentar ao Sindguardas/RN e ao Ministério Público, no prazo de 30 dias, uma proposta de melhoria das condições atuais dos cargos dos guardas municipais que estão no exercício da profissão.

→ Aguardar o prazo de até seis meses a fim de realizar uma nova reunião com o objetivo de verificar se houve melhoria nas condiões do município na tentativa de solucionar definitivamente a questão da Guarda Municipal.